É amanhã: Programa da TV Bahia destaca cultura de Santo Antônio de Jesus

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e o Conexão Bahia de sábado, 2, homenageia a data com uma matéria especial sobre a importância das abelhas na criação e manutenção da vida na Terra. A jornalista Briza Menezes conversa com criadores, que explicam que as abelhas visitam milhares de flores para se alimentar de néctar e pólen. No processo, ela leva o pólen, parte masculina da flor, para encontrar o estigma, parte feminina, e se formam sementes e frutos. Estima-se que 70% do que comemos venha da polinização.

O 'Vumbora' conhece a galera do hip hop em Santo Antônio de Jesus (Foto: TV Bahia)

O ‘Vumbora’ conhece a galera do hip hop em Santo Antônio de Jesus (Foto: TV Bahia)

O Vumbora deu um passeio em Santo Antônio de Jesus, onde foi gravada a maior parte do programa. Com sua câmera Osmita a tiracolo, Aldri Anunciação foi levado pelo historiador Hamilton Rodrigues para conhecer um pouco da cidade, a começar pela feira, conhecida por muita variedade a preços baixos. Em seguida, conhece a galera do Hip Hop das Quebradas, que produz arte, música e grafite.

Angelo Flávio conversa com o renomado artista plástico Marepe, que não deixa sua terra natal (Foto: TV Bahia)

Angelo Flávio conversa com o renomado artista plástico Marepe, que não deixa sua terra natal (Foto: TV Bahia)

Angelo Flávio foi conhecer o trabalho do artista plástico Marepe, autor de mais de duas mil obras, muitas expostas em países como Alemanha, Estados Unidos, Itália, Inglaterra, entre outros. Dono de reconhecimento e prêmios internacionais, Marepe não admite deixar de morar em Santo Antônio de Jesus, que considera sua referência.

ia.

Renata Menezes cai no samba do Recôncavo na comunidade de Tabocal (Foto: TV Bahia)

E a apresentadora Renata Menezes cai no samba na comunidade de Tabocal, onde o ritmo marca presença desde os tempos da coleta de café, fumo e mandioca. O universitário e compositor Sinho Bernardo dedica-se a uma pesquisa do samba local com foco na trajetória do Recôncavo. A roda de samba reúne crianças e veteranos, numa atitude de resistência e respeito à ancestralidade.

Aldri e Renata batem um papo com o Homem do Chapéu (Foto: TV Bahia)

Aldri e Renata batem um papo com o Homem do Chapéu (Foto: TV Bahia)

No coreto da cidade, Aldri e Renata encontram professor Mazinho, conhecido como o Homem do Chapéu, por ter sempre usado o adereço e, mais tarde, ter incorporado o chapéu em seus shows. Ele é um misto de cordelista, menestrel e poeta.

Último episódio de ‘Comida e Afeto’ fala da comida como um pedido de desculpas (Foto: TV Bahia)

O último episódio da série Cozinha e Afeto é doce. A psicoterapeuta Mel Meireles prepara uma torta de abacaxi para o marido, o empresário Mário Augusto, e explica que, em sua casa a comida tem vários papéis. “Se alguém está triste, faz a comida que a pessoa gosta. Se está muito feliz, a comida comemora”, explica Mel. Para eles, o maior sentido da alimentação é o pedido de desculpas. “Aqui somos briguentos e não sabemos pedir desculpas. Aí vem o alimento para pedir desculpas”, revela.

Briza Menezes dá dicas de programação no 'Rolé Cultural' (Foto: TV Bahia)

Briza Menezes dá dicas de programação no ‘Rolé Cultural’ (Foto: TV Bahia)

Com 60 anos de carreira, mais de um milhão de cópias vendidas, o Trio Nordestino teve como padrinho Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Hoje na quinta formação, o grupo mantém a força de seu canto e foi indicado, no ano passado, ao Grammy Latino, além de ter recebido o Troféu Gonzagão, espécie de Oscar do forró nacional. O programa traz, ainda, o Rolé Cultural, com as atrações do fim de semana. E não esqueça: vai começar às 7h30 neste sábado.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia