OPORTUNIDADE: CESAC realiza curso sobre o e-Social em Santo Antônio de Jesus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cristina Pita

Muitos profissionais da área de segurança e saúde no trabalho, contabilidade e recursos humanos estão buscando informações sobre o e-Social. Esse sistema do governo federal provoca dúvidas, mas vem com o objetivo de simplificar processos. Porém, é preciso estar atento e conhecer as principais informações sobre essa plataforma de escrituração digital.

Para ajudar você nessa tarefa, o Centro de Formação Profissional Santa Cruz (CESAC), escola técnica há mais de 10 anos em Santo Antônio de Jesus, está oferecendo o curso sobre o e-Social, que será realizado no dia 25 de novembro, das 8h às 17h, e abordará todos os eventos do e-Social, com explicações detalhadas sobre as principais dúvidas. O curso é de Segurança e Saúde do Trabalho em atendimento ao e-Social.

De acordo com informações de Luciana Carvalho, coordenadora de  Qualificação Industrial do CESAC, o e-Social já entrou em vigor em junho deste ano e dá garantias ao empreendedor. “Toda empresa, mesmo com um funcionário, deve se enquadrar nesse programa de gestão, mas é preciso conhecê-lo. O CESAC oferece o curso para profissionais, estudantes das áreas de segurança do Trabalho, contadores, Rh, empresários e MEIs. O e-Social padroniza, reúne e facilita o envio de obrigações previdenciárias, fiscais e trabalhistas”, explicou.

Segundo a coordenadora do CESAC, o participante do curso garante a realização das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas com o máximo de eficiência e de acordo com as informações adequadas. “É um curso técnico prático, onde o participante receberá todo o material didático, como a ficha de campo, entre outros. Esse curso é pioneiro na cidade e o objetivo é fazer com que o profissional  gere as informações para o e-Social de forma correta”, ressaltou.

O curso será ministrado pela facilitadora e professora Márcia Silva, com participação especial de Romel Dias. Nas aulas, a facilitadora reunirá dicas e informações sobre como fazer a implantação do programa, as principais mudanças na legislação, a leitura de tabelas e prazos importantes.

O que é o e-Social

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) é um projeto integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), executado pelo governo federal.

Seu objetivo é manter um Ambiente Nacional Virtual para o recebimento de informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias de empresas de todos os segmentos e portes.

Por meio dessa plataforma, é estabelecida uma comunicação unificada em um local que conta com diferentes informações dos trabalhadores, como contribuições previdenciárias, folha de pagamento, aviso prévio, Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) etc.

Todas as empresas do Brasil devem se adequar a esse novo sistema. “Desde 1º de julho essa exigência passou a ser feita para os micro e pequenos negócios, que abrangem 99% dos estabelecimentos presentes no país, e , por isso, eles também precisam se adequar. A plataforma permite que todos os empregadores e trabalhadores estejam conectados a órgãos do governo federal. O resultado é mais transparência à empresa e aos colaboradores, assim como o aumento da fiscalização e a garantia de que todas as exigências sejam rigorosamente cumpridas pelas partes envolvidas”, explicou Luciana Carvalho.

Fonte:Andaia



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