Empreendedores de bares e restaurantes se atualizam sobre tendências para o setor

Durante palestra realizada na noite desta terça (26) no auditório do Antonius Imperial Hotel, no Centro de Santo Antônio de Jesus, donos de micro e pequenos empresas locais e de cidades circunvizinhas como Cruz das Almas, Valença e São Felipe lotaram o espaço para se atualizar com novas tendências e perspectivas para os empreendimentos do setor.

A proprietária do Restaurante Misturas, da cidade de São Felipe, Valdice Ferreira, destaca os benefícios da palestra. “A capacitação foi de extrema importância, porque a gente aprende com as experiências trazidas. Uma palestra dessa gratuita é um ganho muito grande para todos nós e o Sebrae é um parceiro fundamental para minha empresa. Participei da consultoria do Sebrae MEDE no ano passado e tive avanços e crescimentos significativos”, ressalta.

Segundo o palestrante, Léo Teixeira, os empreendimentos têm investido mais nos negócios com o objetivo de proporcionar uma experiência melhor aos seus clientes. “Hoje os grandes nomes de fast food, por exemplo, estão investindo mais em ambiente e na valorização da comida, pensando sempre na experiência do consumidor. Os pedidos são através de totens, de autoatendimento, o que influencia no aumento das vendas porque o sistema apresenta sugestões”, lembra.

Durante a capacitação, o especialista mostrou novos modelos de negócios na área como os coletivos gourmet, mercadotecas, food halls, placemaking, expositores refrigerados com alimentos prontos para viagem e consumo rápido, operações móveis e itinerantes como box e estandes em áreas de grande circulação de pessoas. Ainda, de acordo com o especialista, 30% do faturamento dos negócios nas grandes cidades vêm de serviços de delivery, apontando um possível caminho para os micro e pequenos empreendedores do segmento.

“Os empreendimentos estão muito mais preocupados com alimentos menos processados e mais saudáveis, o que é uma tendência. É importante buscar inovação para os negócios, mas sempre se preocupar com a gestão porque você pode ter a melhor ideia possível, mas se não tiver uma boa gestão, não adianta”, completa Teixeira.

Sebrae Conecta

O encontro integrou as ações do Sebrae Conecta, que fornece uma trilha de aprendizagem com profissionais experientes com soluções customizadas e um atendimento continuado que promove um relacionamento em rede. Para a analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Karla Barros, a segmentação do programa proporciona resultados diferenciados.

“A estratégia de oferecer um atendimento setorial especializado por segmento é muito assertiva, pois trata as especificidades mapeadas de cada setor. Assim, podemos ofertar as soluções customizadas como ações de mercado, workshop e consultorias, que respondem aos desafios estratégicos, identificando soluções para os gargalos e que possam se apropriar das oportunidades, alavancando a competitividade dos empreendimentos”, conclui.

Rafael Lopes/Agência Sebrae de Notícias Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia