Idoso morre após ser atacado por abelhas em Santo Antônio de Jesus; saiba o que fazer em casos como este

 

 

 

 

 

O aposentado Val Divino Santos Quadros, 81 anos, conhecido por “Rola”, morreu em Santo Antônio de Jesus, na zona rural do Rio da Dona, no Alto do Morro, ao ser atacado por abelhas na fazenda onde residia. Segundo informações do repórter Antônio Carlos, ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu.  O senhor é pai dos proprietários da União Veículos e sogro do empresário Galdino Modesto da Lippe Embalagens.

O corpo está sendo velado no Velório Paroquial de Santo Antônio de Jesus  e o sepultamento está marcado para às 16h deste sábado (11)  no cemitério local.

O Blog do Valente se solidariza com amigos e familiares.

Para ajudar alguém que foi picado por uma abelha, o que se deve fazer é:

  1. Remova o ferrão com a ajuda de uma pinça ou agulha, caso ainda esteja grudado na pele;
  2. Lave a região afetada com água fria e sabão;
  3. Passe um antisséptico na pele;
  4. Aplique uma pedrinha de gelo enrolada em papel toalha para reduzir o inchaço e aliviar a dor;
  5. Passe uma pomada para picada de inseto na região afetada e deixe secar sem cobrir a pele, caso a vermelhidão não melhore.

Como desinchar a área
Depois de tratar a picada, é muito comum que o local fique inchado por alguns dias. Uma boa forma de reduzir mais rapidamente o inchaço consiste em aplicar gelo na região por 15 minutos, protegido com um pano limpo, várias vezes ao dia. Porém, se o inchaço for muito intenso, pode-se consultar um clínico geral para iniciar o uso de um remédio anti-histamínico, pois isso também melhora o desconforto no local.

 

Quando ir ao pronto-socorro
Os sinais e sintomas que indicam uma reação alérgica exagerada à ferroada de uma abelha, ou vespa, são:

  • Aumento da vermelhidão, coceira e inchaço no local da picada;
  • Dificuldade para respirar ou para engolir a saliva;
  • Inchaço do rosto, boca ou garganta;
  • Sensação de desmaio ou tonturas.

Caso esses sintomas sejam identificados, é necessário chamar uma ambulância ou levar a vítima para o hospital imediatamente. A situação é grave e pode colocar em risco a vida. Além disso, se a ferroada acontecer na boca ou se a pessoa for picada por várias abelhas ao mesmo tempo, deve ser feita uma avaliação no hospital.

Com informações do site Metrópoles