Secretário de Saúde de SAJ diz que tem vigiado unidades de saúde para evitar doença do pombo

Foto: reprodução

Grandes quantidades de pombos vivem na Praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus. A presença dos pombos é devido aos alimentos que são oferecidos por algumas pessoas que frequentam o ambiente. O gesto que parece inocente causa muitos danos à saúde humana. Em entrevista com o secretário de saúde de Santo Antônio de Jesus, Leandro Lobo, ele informou que o órgão segue em vigilância nas unidades de saúde e qualquer sinal, deverá entrar com as medidas necessárias.

“A Secretaria de Saúde junto com a Sanitária e Epidemiológica tem as notificações e os agravos na saúde e se há algum caso de paciente que deu entrada no Hospital Regional e no Pronto Atendimento com sinais e sintomas fortes de que há um quadro clinico sugestivo de doença por pombo, nós encaminhamos o paciente e damos todos os suportes. As ações e tratamento com esses animais é competência da Secretaria de Agricultura, mas elas trabalham articuladas”, disse.

Leandro alertou também sobre os sintomas da doença que podem ser facilmente confundidos com outros problemas de saúde. “O quadro clinico se confunde com outros, o paciente manifesta dores no corpo, mialgia, febre, é algo que deve ter muito cuidado. O mecanismo de contaminação são as fezes ressecadas do pombo que na aração pairam pelo ar  e inalação podem fazer com que envolva quadro clinico”, alertou.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia