Na linha de frente da pandemia, profissionais de enfermagem lutam pela aprovação de PL que visa piso salarial e redução de carga horaria

Na última sexta-feira, 27 de março, o Conselho de Medicina repudiou a medida provisória que dá a possibilidade de prorrogar a jornada de trabalho para os profissionais da saúde.
A medida tende a deixar os profissionais da enfermagem sobrecarregados e ainda mais expostos ao risco de contrair o Covid-19. Durante o período o estado de calamidade, a MP permite que os trabalhadores façam jornadas sem limites de horas.
Desde 2017, a categoria luta pela definição do piso salarial e da redução da jornada de trabalho que hoje é superior a 30h semanais.
Em Santo Antônio de Jesus, representantes da categoria entraram em contato com o Blog do Valente para pedir o apoio da sociedade em relação a valorização profissional, “estamos ativas na linha de frente dessa luta contra o covid 19. Mas precisamos que a sociedade nos apoiem no processo de reconhecimento e valorização da nossa profissão. Os aplausos e agradecimentos são motivadores para continuarmos lutando por vocês, mas precisamos que os nossos parlamentares aprovem os projetos de Lei que estabelecem piso salarial e carga horária máxima de 30h”, disse.
Conforme externou, com a aprovação, impactará numa qualidade de vida e num melhor desempenho profissional. Ainda de acordo com a categoria, por conta da carga horaria exaustiva, nos últimos anos foi detectado um aumento da síndrome de Burnout e consequentemente o adoecimento psicológico dos profissionais.
“Hoje, frente a pandemia o olhar se volta para os heróis da saúde, mas não queremos ser mártires, precisamos da sua ajuda nessa busca de reconhecimento legal.”
Enfermeiros da Bahia montaram um projeto denominado @cuidandodaenfermagem apoia profissionais de saúde com consultorias e orientações de uma equipe multiprofissional composta por advogados, nutricionistas, psicólogos, biomédicos, dentistas, terapeutas ocupacionais.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia