Prefeito discorda de Rui sobre abertura do comércio e afirma, “eu tenho responsabilidade é com a vida humana”

O governador Rui Costa sugeriu a prefeitos de cidades baianas sem casos confirmados do novo coronavírus que mantenham o comércio na ativa. O pedido também se estende à manutenção das feiras livres. Para Rui, as medidas de restrição devem ser gradativas, evitando medidas mais restritivas nesse primeiro momento de enfrentamento da pandemia. Em entrevista ao Programa do Valente nesta segunda-feira, 26, o prefeito de Santo Antônio de Jesus disse não ter entendido o posicionamento do governador, pois  ele criticou  o presidente Bolsonaro quando sugeriu o isolamento vertical. “Acho que boa parte dos prefeitos não entendeu, pois até então, todas as falas eram do isolamento social como mecanismo mais eficaz para dificultar a proliferação do coronavírus no município. A fala vai na contramão de tudo que a gente tinha ouvido”, acrescentou.

Com o posicionamento do governador, a decisão de reabrir o comércio de  Santo Antônio de Jesus , antes do proposto no decreto, é do prefeito. Alguns empresários da cidade sugerem a abertura do comércio  de 8h às 14h, a partir de segunda-feira. Haverá uma reunião entre o prefeito e a ACESAJ nesta sexta-feira (27),  Quando questionado se existe a possibilidade de revogação do decreto, Rogério  disse estar dialogando com os Sindicato dos Comerciários, Sindicato Patronal e representantes da indústria , mas deixou claro que sua preocupação é com toda a cidade. “Eu tenho responsabilidade com a vida humana […] Eu prefiro errar por excesso que por omissão”, frisou.

Na manhã desta quinta-feira, 26, o gestor teve uma reunião com representantes da industria no município, que resultou, segundo o prefeito, na construção de um calendário em conjunto para o retomada  das atividades . Conforme o prefeito, a prefeitura vai elaborar uma série de requisitos que as empresas terão de atender, e após a inspeção da Vigilância Sanitária, se estiver tudo dentro do acordado, a prefeitura autorizará a liberação das atividades industriais.

Em uma enquete realizada pelo Programa do Valente sobre a reabertura do comércio de Santo Antônio de Jesus antes do estabelecido no Decreto, 49% dos participantes querem a abertura do comércio e 59% foram contra a revogação do Decreto.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia