Centro de Equoterapia do 14º BPM em Santo Antônio de Jesus completa 3 anos

cavalo6
cavalo1
cavalo2
cavalo3
cavalo4
cavalo5

O Centro de Equoterapia Vila das Palmeiras em Santo Antônio de Jesus completa 3 anos. Entre uma marcha e outra, os cavalos têm sido uma eficiente ferramenta na recuperação de pacientes.  Cumprindo com seu papel de prestar assistência as pessoas com deficiência e necessidades especiais no município e região, de forma gratuita, contribuindo para sua integração, habilitação, reabilitação e educação; conforme preceitua a Associação Baiana de Equoterapia (ABAE) e Associação Nacional de Equoterapia (ANDE BRASIL).

O CEVIP funciona desde 2017 nas dependências do 14º Batalhão de Polícia Militar e atualmente contempla 58 atendimentos nas segundas, terças e quintas-feiras das 08h às 12h e das 14h às 18h com casos das mais diversas especialidades e uma lista de espera composta por aproximadamente 70 pacientes.

A equoterapia é uma técnica terapêutica que começou a ser praticada no Brasil há aproximadamente 30 anos e já obteve resultados surpreendentes.

Os praticantes são avaliados por profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia, e encaminhados ao tratamento necessário. Entre elas existem jovens com paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo e outros problemas de coordenação motora.

Auxiliados por membros da equipe, os frequentadores das sessões são colocados sobre a manta dos cavalos. Ao galopar, os animais provocam a regeneração e produção das células nos pacientes. A equoterapia também tem sido consistente no tratamento de problemas emocionais.

A equipe interdisciplinar do CEVIP é composta por profissionais capacitados e com formação em Equoterapia pela ANDE BRASIL e tem dado sua contribuição na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais do recôncavo e, tais resultados trazem à sociedade um olhar ampliado sobre o papel da Polícia e da Comunidade na Corrente do Bem.

“Um cavalo é uma poesia em movimento, ele pode nos emprestar a liberdade e a força que não temos” Autor desconhecido.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia