Covid: Governador diz que vai se reunir com o prefeito de SAJ para tomar novas medidas, “Taxas muito elevadas”

A lista de municípios com toque de recolher em vigor aumentará na Bahia. Na manhã desta quinta-feira (25), durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Eldorado, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, o governador Rui Costa anunciou que a medida será implementada em Itaberaba, cidade localizada na região nordeste do estado.

Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do estado (Sesab), Itaberaba possui 176 casos confirmados de coronavírus, com cinco mortes em decorrência da doença.

A prefeitura de Itaberaba aponta números maiores, com 218 infectados e 10 mortes. Em uma semana, conforme os dados da gestão municipal, foram 75 novos casos confirmados, além da inclusão de cinco óbitos.

“Estamos atuando em todo o estado, focando nos municípios com taxa acima da média do estado. Hoje estamos no município de Juazeiro. Hoje funciona o toque de recolher na cidade, além de outras medidas restritivas. Ontem à noite falei com o prefeito de Itaberaba. A partir de amanhã também instituiremos o toque de recolher. Conversei também com a prefeita de Conceição do Jacuípe para tomar medidas de restrição maior. E com o prefeito de Santo Antônio de Jesus. Lá já tem toque de recolher. Precisamos ver o que fazer mais. Terei uma nova reunião para tomar novas decisões em relação a Santo Antônio de Jesus, que está com taxas muito elevadas”, disse Rui.

O governador afirmou que, embora alguns municípios ainda registrem índices elevados de novos casos da doença, o estado apresenta uma estabilização. Porém, ele apontou que a situação ainda não inspira tranquilidade. A Bahia possui atualmente mais de 51 mil casos confirmados e coronavírus, com 1.541 mortes.

“Estabilizamos o crescimento da doença. Mas infelizmente estabilizamos em um patamar alto. A média de número de mortos por dia nos últimos dias foi de 50. Tivemos surgimento de mil novos casos por dia. É um dado positivo pela estabilização da doença, mas por outro lado a notícia ruim é que estabilizou em um patamar muito alto. Agora a luta é para começar a diminuir esses números”, afirmou.

Rui Costa também fez um apelo para que a população se mantenha em isolamento social. O governador da Bahia disse que algumas pessoas decidiram sair de casa mesmo já tendo conhecimento de que estavam contaminadas pelo coronavírus.

“O que mais nos causa angústia é ter notícias de que muitos estão testando positivo e não estão guardando a quarentena. Esse é nosso desespero. Quando tinha poucos casos, dava para monitorar individualmente. Mas quando se amplia, fica mais difícil. Chegaram muitos relatos de que as pessoas não estão guardando a quarentena. Isso é desastroso”.

“Instalamos câmeras no metrô, e com elas já pegamos várias pessoas que estavam com temperatura alta, foram testadas e estavam com diagnóstico positivo. Algumas deixaram transparecer que já sabiam”, concluiu.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia