Sonda chinesa que foi vista no céu de SAJ pousa com sucesso na Lua

A sonda espacial chinesa não tripulada Chang’ e-5 pousou na Lua nesta terça-feira (1º), informou a agência de notícias Xinhua, marcando a segunda vez que o país colocou com sucesso uma sonda na superfície lunar.   O foguete que levou o equipamento foi visto nos céus da Bahia no dia 23 de novembro, logo após o lançamento. Internautas de Santo Antônio de Jesus e outras cidades da região registraram o momento em que o objeto misterioso traçava o céu.

A sonda Chang’e-5 “pousou no lado visível da Lua na tarde desta terça-feira”, anunciou a agência de notícias estatal, citando a Administração Espacial Nacional da China.  A próxima etapa da missão, já em solo, é colher cerca de 2 kg de solo da Lua para envio de volta à Terra.

De acordo com informações do site  Tec Mundo, a China tem buscado se tornar o terceiro país do mundo a trazer amostras da Lua para a Terra. Com isso, a China lançou o foguete Longa Marcha 5 Chang’e-5 – e já o posicionou na plataforma do Centro de Lançamento de Satélites Wenchang.

Ainda de acordo com informações do site, devido ao tamanho avantajado do equipamento (878 toneladas), foram necessárias duas horas para a finalização do processo, que ocorreu na última  segunda-feira (16).

O país asiático se dedica desde setembro aos preparativos do evento, algo esperado desde 2017, época em que uma tentativa malsucedida postergou os planos só agora postos em prática.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia