SAJ é destaque em matéria sobre segunda onda de covid-19 no Correio da Bahia; índice de crescimento é de 76,5% nos últimos dois meses

A cidade de Santo Antônio de Jesus é destaque em matéria publicada pelo Correio da Bahia sobre o avanço da Covid-19 no município desde o fim do período eleitoral.

A matéria do repórter Vitor Villar, do Correio da Bahia, destacou, principalmente as carreatas que eram de perto acompanhadas por uma multidão de eleitores e apoiadores dos principais grupos políticos na disputa política. As imagens da multidão portando bandeiras políticas estão ainda nas redes sociais dos candidatos.

“As imagens da campanha, presentes até hoje nas redes sociais dos candidatos, estão aí para comprovar: centenas de pessoas nas ruas, carregando bandeiras azuis, amarelas e vermelhas; ou azuis, vermelhas e brancas. São as cores, respectivamente, do Jacu e do Beija-Flor, grupos que rivalizam há décadas a política local”.

Santo Antônio de Jesus, com cerca de 102 mil habitantes, segundo dados do IBGE, é considerado o 17º maior município baiano, onde a disputa de dois grupos, o Jacú e o Beija-Flor estão em evidencia desde sua emancipação política.

“O comerciante Genival Deolino (PSDB) foi eleito prefeito com 53,8% dos votos válidos, desbancando o ex-deputado estadual Rogério Andrade (PSD), candidato à reeleição, que ficou com 43%”.

Desde o fim das eleições, em 15 de novembro, a cidade amarga com o auto índice de crescimento de infectados pelo vírus, causado, principalmente pela irresponsabilidade, não só dos políticos como da população por não acatarem, naquele momento, as medidas de segurança a saúde e vigilância sanitária causando aglomerações e se desobrigando do uso de máscaras.

Entre as 20 maiores cidades baianas, com aumento significativo do novo coronavírus, Santo Antônio de Jesus apresentou uma crescente, nos últimos dois meses, de 76,5% o número de contaminados, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde.

No último Boletim Epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, o município registrava 153 casos ativos de covid-19, sendo que destes 4 estão em internamento devido a complicações do vírus. 335 pessoas aguardam resultados de exames. Desde o início da pandemia, a cidade registra 5.070 casos confirmados da doença e 54 óbitos.

“Passados exatos dois meses desde o pleito nesta sexta-feira (15), é possível medir de forma mais precisa o impacto das aglomerações no período eleitoral. Será que, como se temia, a campanha seria precursora da temida segunda onda do coronavírus nas cidades baianas?”, questiona o reportem Vitor Villar.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia