SAJ: “As Universidades são patrimônios baiano e precisam ser respeitadas”, diz sindicalista sobre paralisação das Universidades estaduais

A paralisação de 24h nas Universidades estaduais  é por reajuste salarial e retomada da mesa de negociação
A paralisação de 24h nas Universidades estaduais  é por reajuste salarial e retomada da mesa de negociação
Foto: Henrique Mendes / G1 Bahia

Os professores da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e das demais universidades estaduais baianas paralisaram nesta terça-feira (31), suas atividades e promovem atos locais nos portões das instituição.

A paralisação que foi aprovada em assembleias, faz parte do calendário da campanha salarial da categoria que, atualmente, cobra a retomada da mesa de negociação permanente com o governador Rui Costa e reajuste salarial acima da inflação.

Em contato com o Blog do Valente, o professor Rui de Oliveira, docente na Uneb Campus V, em Santo Antônio de Jesus  informou que o intuito das atividades desse dia de manifestação é alertar o governador e conversar com a sociedade.

Rui de Oliveira, que também é um dos representantes sindicais da Uneb pontuou  parte das reivindicações dos professores, em especial a retomada das negociações, que segundo Oliveira, está paralisada há mais de 800 dias, e que faça o reajuste acima da inflação. O sindicalista afirma que os trabalhadores estão com salários congelados desde 2015.

“As Universidades são patrimônios baiano e precisam ser respeitas. As nossas Universidades foram fundamentais, em suas pesquisas, durante a pandemia. Nossos salários estão  defasados e há mais de 7 anos sem reajuste. Precisamos que o governador retome a mesa de negociação. A carreira docente, em toda sua trajetória, nunca foi tão atacada, como vem sendo feito durante a gestão Rui Costa, e é por estes e outros motivos que nós, professores das Universidades estaduais paralisamos nossas atividades”, disse Rui de Oliveira.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia