Repórter Itajay Jr. recebe título de cidadão santoantoniense nesta segunda (29)

Foto: reprodução

Com vasta experiência em rádio, o feirense Itajay Pedra Branca Júnior, mais conhecido como Itajay Júnior, vai receber nesta segunda-feira (29/5), o título honorífico de Cidadão Santoantoniense. A cerimônia de entrega ocorrerá no mesmo dia em que Santo Antônio de Jesus celebra seus 143 anos durante solenidade na Câmara Municipal, às 14h.

A homenagem é concebida pela Casa Legislativa, que aprovou a indicação do vereador Cal de Dodô. O radialista Itajay Júnior, que apresenta, de segunda a sexta, das 12h às 14h, o Andaiá Urgente, na Rádio Andaiá FM, de Santo Antônio de Jesus, comentou sobre a gratidão de receber esse título.

“Não sei se sou merecedor dessa honraria, mas o título é o reconhecimento de todo trabalho na comunicação em prol da comunidade. Agradeço a Rádio Andaiá FM por me proporcionar a oportunidade de estar no dia a dia com a comunidade, passando as informações e prestando serviço, e agradeço também aos colegas”, disse.

O título, considerado a maior comenda do município, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, que acataram a indicação do vereador Cal de Dodô.
Itajay Júnior é o filho mais velho do também radialista feirense Itajay Azevedo Pedra Branca, com mais de 50 anos no rádio, e da professora Jaci Ferreira Pedra Branca. Seu irmão, Andrews Pedra Branca, é jornalista. Itajay é casado com Cristina Nogueira, e pai da pequena Maria Dulce, de um ano e nove meses.

Voz ‘de locutor’

Ao relembrar a sua história, Itajay Júnior conta que começou a trabalhar aos 17 anos. Ele também é formado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), tendo sete anos de sala de aula.
Porém, desde criança sempre quis trabalhar no rádio. “Embora meu pai não me incentivasse no início, porque ele não queria que eu trabalhasse antes de terminar os estudos”, lembra.

Com uma voz marcante, ‘de locutor’, como dizem, Itajay Júnior conta que sempre quis ser Disque Jóquei (DJ), locutor de FM e narrador de futebol, como o pai. Ele iniciou sua carreira fazendo coberturas ocasionais de eleições e micaretas pela Rádio Cultura AM 740, de Feira de Santana.

“Trabalhei ao lado de Dilson Barbosa no início do programa ‘Bom Dia Feira’, na Princesa FM, onde passei oito anos, e também fui co âncora do programa ‘Rotativo News’, por sete anos, e que está no ar até hoje, ao lado do radialista e jornalista Joilton Freitas, também na Rádio Sociedade de Feira de Santana, hoje Sociedade News FM”, relatou.

Em 1986 iniciou no rádio. Foi na Cultura AM, de Feira de Santana, apresentando um programa de auditório aos domingos pela manhã. “Nesse dia, o apresentador oficial do programa não compareceu. Eu estava na porta da emissora quando Jair Cezarino, diretor da rádio na época, e Oscar Marques, dono da emissora, sem
saber quem apresentaria o programa, me viu e disse: “Bota esse cabra para ver o que vai dar”. Deu tão certo, que Itajay Júnior apresentou o programa por dois anos.

Até hoje, o radialista não parou mais. Em 1996 chegou em Santo Antônio de Jesus e, a convite de Dilson Barbosa, começou a trabalhar na Andaiá FM como repórter no Levante a Voz que, na época, era apresentado por Joanito Barbosa. Nesse ano, também cobria as sessões da Câmara Municipal.

Em 1998, Itajay Júnior foi o primeiro repórter que anunciou a explosão da fábrica de fogos de artifício, em 11 de dezembro daquele ano, que vitimou 64 pessoas. Ele foi o primeiro ao chegar ao local, na zona rural de Santo Antônio de Jesus.

“Três anos depois, em 1999, voltei para Feira de Santana para integrar a equipe esportiva da Sociedade FM como narrador, onde fiquei por sete anos. Em 2014, a convite de Dilson Barbosa, retornei para Santo Antônio de Jesus, e faço parte da equipe de jornalismo da Andaiá FM até hoje”, relatou.

Em 1997, em Santo Antônio de Jesus, surgiu a primeira oportunidade na Clube AM (hoje FM). “Fiz parte da equipe do saudoso Renan Rocha e Iansen Cerqueira, que comandavam a equipe esportiva da Clube, e comecei a narrar futebol”, relembra.

Como narrador esportivo participou de duas Olimpíadas; uma Copa América, em 2011, na Argentina; e duas Copas do Mundo de Futebol. Também cobriu a canonização de Irmã Dulce, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Além disso, é o repórter oficial da Andaiá FM na Micareta de Feira de Santana, que acontece todos os anos.

O radialista Itajay Júnior acumula passagens por diversas rádios da Bahia, como Sociedade, Clube e Cultura, de Feira; Metrópole, de Salvador; Clube e Andaiá, de SAJ. Como narrador de futebol já viajou por quase todo o Brasil transmitindo futebol em campeonatos brasileiros, em jogos do Bahia e do Vitória, também acompanhando a seleção brasileira em amistosos e eliminatórias pelo país e América Latina.

Texto: Andaia.com.br / Cristina Pita



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia