Programa Mãos a Obra: Como pensar a arquitetura de forma sustentável?

Arquiteto Tarcísio Xavier/redes sociais

No programa ‘Mãos à obra’ desta quinta-feira (29), comandado pelo radialista Léo Valente e produzido pela Casa mais Fácil, o Arquiteto Tarcísio Xavier, formado pela Universidade Federal da Bahia, deu detalhes sobre arquitetura sustentável.

Ele explicou que este conceito prioriza o projeto e a construção de edifícios de maneira que respeite o meio ambiente e promova a saúde e bem-estar dos usuários.

Xavier ressaltou que a arquitetura sustentável se foca na construção em áreas já desenvolvidas para evitar danos às áreas naturais e prefere locais com fácil acesso ao transporte público, reduzindo o uso de veículos particulares e a emissão de poluentes.

A orientação dos edifícios é estrategicamente planejada para maximizar a luz e calor natural, minimizando a necessidade de iluminação e aquecimento artificiais.

Para a construção, são usados materiais renováveis, reciclados ou locais, que não sejam tóxicos, garantindo a saúde dos ocupantes. Os sistemas de água e energia são eficientes, incluindo a captação de água da chuva para reuso, painéis solares para geração de energia e lâmpadas de LED que consomem menos energia.

A arquitetura sustentável também busca criar espaços agradáveis, garantindo luz natural, boa ventilação e áreas verdes. Segundo Xavier, embora pareça complexo, muitas dessas ideias podem ser aplicadas em pequenas reformas residenciais, contribuindo para um meio ambiente mais saudável e pessoas mais felizes.

Confira entrevista completa:



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia