“Por ser um ano eleitoral, nós não podemos renovar”, diz secretária Edileide Castro, sobre o término de contrato dos auxiliares de classe

A entrevista foi concedida à Rádio Andaiá FM.

Em entrevista a rádio Andaiá FM, a secretária de educação de SAJ, Edileide Castro, informou que atualmente tem mais de 20 auxiliares de classe atuando como cuidadores, que estão com contrato prestes a vencer, e que devido ao ano eleitoral, não é possível a renovação.

A
Foto: reprodução

“Nós temos agora 26 atendentes de classe, que são esses cuidadores, que estão com o contrato vencendo agora em 8 de agosto, eles tiveram o primeiro contrato em 8 de agosto de 2022, esse contrato era por 1 ano e com renovação de mais 1 ano, então encerra agora. Por ser um ano eleitoral, nós não podemos renovar, porque seria dar um novo direito a essas pessoas, então por estar em período eleitoral a gente não pode, sentamos com o procurador do município e ele disse que não podia”, disse a secretária.

“O que é que nós estamos fazendo que é o legal e mesmo em processo eleitoral é possível fazer? Para cada contrato desse que a pessoa está saindo, você contrata uma pessoa que passou no reda no início do ano, então nós não temos juridicamente e não existe essa opção de renovar o contrato com esses que já foram renovados por um ano, então o que é que o procurador colocou com a gente pra alinhar essa questão? Só pra você ter ideia, tem quatro deles que fizeram o processo novamente e passaram e vão continuar, não por renovação mas porque passaram pelo processo, foram aprovados e estão sendo chamados agora”, completou.

Ela afirmou também que os alunos não ficarão sem atendentes de classe, mas que não é possível haver essa renovação.

“Fiz essa consulta com o ministério público, com o setor jurídico e nós não temos a condição de fazer essa renovação porque se constituiría como um benefício que a gente estaria dando em período eleitoral”, disse Edileide.

“Já sendo chamado os que passaram no processo no início do ano, já era um direito adquirido, então não seria um benefício fora do normal. Essa foi a palavra final do procurador do município”, finalizou.

Edileide ainda afirmou que está sendo feito uma transição entre os atendentes de classe, para que haja um período de ajuste entre os alunos e os novos profissionais.

“Temos uma equipe que cuida dessas crianças, e eles estão tendo esse olhar, para treinar, para fazer um processo de orientação desse pessoal que está chegando, para não ficar sem nenhum tipo de orientação. Isso tudo a gente tem se preocupado e tem tratado para esse novo cuidador entender, até mesmo essa rejeição de início que eles vão ter, porque gostavam do outro, mas infelizmente é uma realidade que a gente não tem como mudar hoje”, afirmou.

Sobre os contratos dos motoristas do transporte escolar, a secretária afirmou que houve o processo de licitação, mas que as empresas recorreram e como consequência, foi orientado que a licitação fosse remarcada.

“De tanto recorrer, no final foi orientado a dar um passo atrás e remarcar uma nova licitação e isso tem toda uma justificativa. A gente inclusive já conversou com as mães, explicamos toda a situação. Essa licitação vai ser para dois anos, eu sei que está demorando, mas vai chegar. Inclusive quinta-feira agora a gente vai ter essa licitação definitiva e nossa pretensão é antes do final do mês estar com esses carros andando”, garantiu.