A vereadora Tia Adriana propôs, durante sessão da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, a realização de uma audiência pública para discutir o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras doenças invisíveis. A reunião está marcada para o dia 22 de abril, às 8h da manhã, no plenário da Casa Legislativa, e ocorre dentro da programação do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo.

Segundo a vereadora, o objetivo do encontro é debater melhorias no acolhimento de pessoas com TEA, além de outras condições de saúde que, apesar de não visíveis, impactam famílias e exigem atenção do poder público.
“Tema muito importante, como todos sabem, estamos levando essa bandeira, e eu solicitei ao presidente dessa casa, que nós realizássemos essa audiência pública dia 22, às 8h da manhã, com tema autismo, mas também doenças não visíveis, que tem muitas doenças não visíveis, que mães também em paz, como também os autistas, sofrem, e a gente precisa debater esse assunto. […] Que possamos sair daqui com políticas públicas que realmente venham ser eficaz para a causa”, declarou Tia Adriana ao radialista Itajay Júnior.
Ela lembrou que, após a audiência realizada no ano passado, houve avanços, como a criação do Centro Bem Querer, voltado ao atendimento de crianças com autismo. A vereadora reconhece que ainda há muito a ser feito, mas considera a iniciativa um marco para o município.
“Depois da audiência pública do ano passado a gente já avançou em algumas questões, inclusive no Centro Bem Querer, né? A gente sabe que não está 100% como a gente imaginava e como a gente queria, mas é um grande avanço, né? Santo Antônio de Jesus ter esse centro para atender as crianças autistas”, avaliou.
Tia Adriana também anunciou que apresentou uma indicação ao prefeito Genival Deolino para criar, por meio de parceria público-privada, um novo espaço dedicado às crianças com TEA.
“Aqui, eu coloquei uma indicação ao prefeito para que a gente possa utilizar o espaço do Clube dos Mil e fazer uma parceria público-privada para colocar a casa do autista. […] Certo, que a gente possa tirar do sonho, colocar num papel e virar uma realidade de Santo Antônio de Jesus”, disse.