Morador de SAJ luta contra fibrose pulmonar e precisa de medicamento de R$ 17 mil por mês

Com diagnóstico recente, Sr. Paulo enfrenta dificuldades respiratórias severas e busca ajuda para iniciar tratamento

Aos 64 anos, o senhor Paulo, morador da localidade de Barro Vermelho, em Santo Antônio de Jesus, vive uma dura realidade desde que foi diagnosticado com fibrose pulmonar — uma doença crônica que compromete os pulmões, causando o enrijecimento dos tecidos e dificultando a respiração.

Após anos de exames e buscas por respostas, o diagnóstico só veio recentemente, após a realização de uma biópsia realizada em Salvador. “Lutei muito tempo aqui. Fui para Salvador, descobri essa doença”, relata o idoso.

A fibrose pulmonar, além de progressiva, exige tratamento contínuo. O médico responsável receitou um medicamento específico, com custo elevado: R$ 17.300 por caixa, sendo necessário o uso de uma unidade por mês.

Entre os sintomas mais recorrentes, ele cita falta de ar constante, cansaço extremo e tosse persistente. “Falta de fôlego, querendo atacar uma falta de ar, não tenho força para andar”, explica. O idoso afirma que atividades simples, como subir uma ladeira ou caminhar dentro de casa, tornaram-se quase impossíveis. “Não posso mais trabalhar, nada disso mais.”

Diante da gravidade da situação e da urgência no início do tratamento, Sr. Paulo faz um apelo à população e espera contar com o apoio da comunidade enquanto busca, por meio do SUS e outros canais, o fornecimento gratuito do remédio.

Para quem deseja ajudar, as contribuições podem ser feitas via Pix pela chave: (75) 9932-2315 — que também é o número de telefone para contato direto com o Sr. Paulo.