Cachorro também sente frio e tem tosse; saiba alguns cuidados

Quem disse que cachorro não sente frio? Ter pelos não significa estar imune a mudança de tempo ou ao inverno que se aproxima.

cachorro, frio

Com temperaturas mais baixas, os bichinhos precisam de proteção extra e de cuidados para evitar doenças.

Algumas dicas simples podem ajudar seu cãozinho, como reduzir o número de banhos – passar de semanal para quinzenal, por exemplo.

“Se não for possível, melhor procurar por serviços especializados de confiança para o banho e nunca expor o animal ao choque térmico”, diz o veterinário Antonio Geraldo Marquesim.

Outra opção são os banhos secos, encontrados em forma de gel ou líquido e que podem ser aplicados com uma escova ou pano sobre o pelo.

Roupinhas são muito bem-vindas, em todos os casos – para aqueles que ficam em casa, acostumados a sair diariamente ou que tomam conta de quintais. E especialmente para os cães de pelagem curta.

Se o animal fica em área externa, a dica é deixar o local bem confortável, e protegido de chuva. Vale forrar o chão sob a caminha ou dentro da casinha e deixar um cobertorzinho à disposição.

Entre os problemas de saúde, a tosse é bem frequente, especialmente no tempo frio. E, pode ser evitada com vacina.

“A recomendação é sempre procurar um veterinário para orientar sobre as doenças respiratórias, que podem se agravar ou que podem ser contagiosas aos outros animais – como de um cão para outro cão ou gato para outro gato“, afirma.

Além disso, manter alimentação adequada e vacinação em dia são fundamentais para o bem-estar do animal.

“Para os animais, assim como para nós, o frio é muito bom. Controla pragas e insetos indesejáveis. Por isso, temos que saber aproveitar e os nossos animais também“, diz Marquesim.

Fonte: UOL



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia