Levantar pesos pode ser o segredo para viver mais

Uma estudo realizado por pesquisadores do Penn State College of Medicine concluiu que as pessoas que praticam treino de força e levantavam peso à medida que vão envelhecendo têm maior probabilidade de ter uma vida mais longa.

Os investigadores entrevistaram pessoas a partir dos 65 anos sobre os seus hábitos de treino e as acompanharam durante 15 anos. Cerca de um terço dos participantes no estudo morreram durante esse período.

A revista Men’s Health destaca que 10% dos entrevistados fazia treino de força, e esses tinham 46% menos probabilidade de morrer durante o estudo do que qualquer outro participante.

Claro que se supõe que as pessoas testadas que faziam treino de força eram mais saudáveis. Mas mesmo quando os investigadores tiveram em conta o IMC, doenças crônicas como diabetes e hipertensão e hábitos como atividade física total, consumo de álcool e tabagismo, levantar pesos estava associado a uma redução de 19% no risco de mortalidade.

A autora do estudo Jennifer Kraschnewski destaca que o treino de força pode ajudar muito as pessoas mais velhas a manterem-se ativas e independentes. Destaca ainda que este tipo de treino além de fortalecer os músculos também melhora o equilíbrio e aumenta a densidade óssea.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia