Garota de 12 anos pede por doação: ‘Dependo de vocês para ter saúde’

A adolescente Ana Cristina Mendonça, de 12 anos, luta há mais de 10 anos contra uma doença no sangue e precisa de um doador de medula óssea compatível, em Goiânia. A paciente foi diagnosticada com mielodisplasia e está internada no Hospital Araújo Jorge. Ela depende de transfusões de sangue para sobreviver, no entanto, para se curar ela precisa fazer o transplante.

Ana foi diagnosticada no primeiro ano de vida com a doença, que provoca a produção anormal de células sanguíneas e pode evoluir para leucemia. Até os 11 anos ela conseguia viver uma vida ativa, brincando, cantando e andando de skate, por tomar medicamentos. Em 2015, a doença evoluiu e foram detectadas novas disfunções nas células e ela já não produzia mais defesas do corpo.

Ela passou por quimioterapia e acabou pegando uma pneumonia. Há 10 dias a adolescente chegou a ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Araújo Jorge, mas já voltou para o quarto. Em um vídeo gravado pela família e divulgado na internet, Ana pede ajuda para se curar. “Estou dependendo de vocês para ter minha saúde de volta. Conto com todos. Um beijo”, diz.

A mãe da adolescente, Cristiane Karla Mendonça Cunha, pede para que mais pessoas façam o cadastro como doadores de medula óssea. “Ela precisa de um transplante urgente. É isso que a gente está pedindo para as pessoas. É muito simples fazer esse cadastro nacional. É só procurar o Hemocentro”, disse.

Chorando, a mãe diz que, apesar dos problemas enfrentados pela filha, não perde a esperança de ver Ana recuperada. “Não é fácil, mas com Deus a gente ganha força todos os dias, com as orações dos amigos, com a sociedade, que aumenta o número de doadores, então a gente espera [que o transplante seja feito] o mais rápido possível”, completou.

leucemia

*Globo

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia