Conheça algumas dicas para tratar assaduras em bebês

As assaduras são reações inflamatórias na pele de bebês e crianças, que causam ardência, dor, coceira, irritação e sensação de queimação. Costumam surgir em regiões com uso de fraldas, principalmente em ambientes quentes e úmidos. Seguem abaixo algumas dúvidas frequentes sobre o tema:

– As assaduras acontecem por falta de higienização correta?

As assaduras são irritações na pele, que afetam cerca de 50% dos bebês. O principal fator de risco é a demora na troca de fraldas, que prejudica a higienização. Existem outros fatores que podem ocasionar o problema, como uso de loções, desodorantes e talcos; diarreia – com aumento da quantidade de fezes nas fraldas – e o uso de medicamentos antibióticos, que podem gerar reações na pele.

– O calor facilita o surgimento das assaduras? Por que isso acontece?

Sim, o calor pode facilitar o surgimento de assaduras, mas não é o principal fator. O uso de fralda por bebês ocasiona aumento da temperatura e da umidade locais, o que aumenta as chances de irritação ocasionada pelo contato prolongado da urina e das fezes.

– Caso não sejam tratadas corretamente, as assaduras podem evoluir para micoses ou infecções de pele?

Sim. As bactérias, presentes no local, promovem a conversão de ureia em amônia, elevam o pH da pele e facilitam o aparecimento de infecções.

– Quando a assadura deve ser um sinal de alerta e o bebê encaminhado ao médico?

Quando a criança estiver muito irritada, desconfortável e com grandes áreas de vermelhidão na região da pele afetada pelas assaduras.

– Como deve ser feito o tratamento e quais os medicamentos indicados?

Pode se fazer a higiene da área com água morna durante as trocas de fraldas e, caso existam fezes, com enxágue abundante ou lenço umedecido próprio para recém-nascidos, sem perfume e sem álcool. Os cremes de barreira, como os à base óxido de zinco, devem ser utilizados em todas as trocas de fraldas para prevenir dermatites e tratar as assaduras. É importante que as medicações tópicas utilizadas não sejam cáusticas, pois podem causar queimaduras, e tenham mínima possibilidade de provocar dermatite no local.

– Qual a melhor maneira de evitar o problema?

A melhor maneira de se evitar assaduras é a prevenção. Para isso, deve-se manter a pele limpa e seca e sempre trocar as fraldas quando estiverem sujas de urina ou fezes.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia