Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do HRSAJ leva informação e cuidado ao corpo profissional

e6926bd7-de58-41a1-9cb5-33dec0973f41
3ea923c8-7ec6-4a63-9bac-192dd2497759
f5cd882d-3e46-4ae9-9a5f-72980bf402d1

Para além de doenças ocupacionais, infecção hospitalar e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), realizada de segunda (28) até esta quinta-feira (31), tratou de outros pontos também considerados essenciais para a saúde e bem-estar do colaborador, a exemplo de controle emocional e segurança do trabalho no mundo digital.

O palestrante e engenheiro clínico Cláudio Estevão apresentou assuntos como o medo de perder oportunidades e estar desatualizado, o denominado Fear of Missing Out (FOMO) em inglês, a nomofobia – o medo irracional de ficar sem celular ou aparelhos eletrônicos – e quais os impactos destas condições na vida laboral.

“A pessoa que apresenta esta condição pode apresentar ansiedade, irritabilidade, falta de concentração e, consequentemente, se tornar improdutivo”, explica Cláudio. “Por isso precisamos ter cuidado e falar sobre o tema, abraçando o colaborador como um indivíduo”, afirmou.

Realizada através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a SIPAT é um programa de segurança do trabalho e saúde ocupacional previsto na Legislação Trabalhista, conforme a NR-5 (Norma Regulamentadora). O objetivo é disseminar informações relacionadas à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, de forma a garantir a preservação da vida e promoção de saúde do trabalhador.

“Para este ano, pensamos em algo diferente, mas que estivesse inserido no ambiente de trabalho. Por isso, além de palestras, tivemos rodas de conversas, ginástica laboral e apresentações lúdicas, sempre buscando o equilíbrio no ambiente de trabalho”, pontuou a presidente da CIPA, Carlete Santana.

Ascom HRSAJ



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia