SCREAM: “Menstruar todo mês é uma burrice fenomenal”, afirma Elsimar Coutinho

 

O médico Elsimar Coutinho, de 90 anos, foi um dos convidados a palestrar no primeiro dia de Scream Festival, nesta sexta-feira (6/12), no Teatro Gregório de Mattos, no Centro Histórico de Salvador. Mediado pelo publicitário Maurício Magalhães, o pesquisador conversou sobre “Inovação e Criatividade desde 1930” passando por temas como reprodução natural e não natural, menstruação e a história do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), o moderno centro que se dedica, também, à pesquisa em reprodução humana.

“Se está cheio é porque tem gente que ainda acha importante o que eu digo”, com essa frase descontraída o médico começou sua palestra. Natural de Pojuca, Elsimar revelou que, quando criança, “queria ser que nem o pai”, que era farmacêutico, por isso se formou em farmácia, logo depois em medicina.

Ao dizer que “o mais importante pra ereção é o estradiol (que vem da mulher) e não a testosterona”, o médico foi questionado sobre as relações homoafetivas. “Quando o sexo é só para o prazer, e não reprodução, são outros fatores envolvidos”, explicou, citando o termo “ajudas”.

Elsimar não deixou de defender sua posição sobre a menstruação. “É uma burrice fenomenal” e aproveitou para divulgar o seu recém-lançado livro, “Janelas fechadas, portas abertas”, onde conta um pouco da história do Ceparh, que, de acordo com ele, foi um presente de um milionário holandês que lhe doou a fortuna para que ele “vendesse a contracepção” no Brasil. “Não tem um centro no Brasil (ou mundo) que nem esse, que faz planejamento familiar”.

Fonte: Aratu



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia