Farmacêutica recolhe lotes de medicamento Ranitidina contaminado com substância cancerígena

O medicamento Ranitidina, usado para o tratamento de úlceras de estômago e de duodeno, passará a ser recolhido. A Medley, responsável pelos genéricos Sanosi, realizou o anúncio nesta segunda-feira (20) afirmando que a medida estava sendo tomada devido ao risco de contaminação por “nitrosamina”. As informações são da Agência Estado.

A NDMA é uma molécula do grupo das nitrosaminas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), elas são impurezas que, a longo prazo, podem aumentar o risco de câncer. A agência alertou em um comunicado que esta impureza pode ser formada em laboratório durante a sintetização de alguns produtos a base de nitritos.

A Anvisa pediu que empresas adotem medidas de precaução para a produção de medicamentos livres desta contaminação. Segundo a Anvisa, a suspensão de medicamentos contaminados com NDMA é uma medida preventiva, porque estudos em animais classificaram a molécula como um potencial agente cancerígeno.

Lotes com dosagens entre 150 mg e 300 mg serão recolhidos. A decisão chega uma semana depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicar recomendações aos fabricantes para adoção de métodos que evitem a substância. “Recolhimentos voluntários de medicamentos estão em curso no Brasil, além da interdição de diversos lotes de medicamentos que não apresentaram dados sobre a presença das nitrosaminas”, disse a Anvisa.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia