SAJ: especialista em Medicina Reprodutiva cita principais causas de infertilidade em homens e mulheres

 

Em entrevista ao Programa do Valente desta sexta-feira (15), a ginecologista e especialista em Medicina Reprodutiva, Dr. Gérsia Viana, esclareceu dúvidas sobre fertilidades.

A infertilidade atinge aproximadamente 15% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), isto é, um em cada cinco casais tem problemas para engravidar, precisando de ajuda especializada. Nem sempre a gravidez não ocorre por causa da mulher. As causas dessa doença estão distribuídas igualmente entre homens e mulheres (por volta de 40% cada), além de um percentual referente à infertilidade sem causa aparente.

De acordo a médica, fatores ovulatórios são as maiores causas de dificuldade de gravidez da mulher. “Algumas mulheres têm dificuldade em ovular, são portadoras da síndrome do ovário policístico, onde existe uma disfunção hormonal e a ovulação  não consegue se completar. Temos fatores tubários, que estão muito ligados as doenças sexualmente transmissíveis”, detalhou. Endometriose, miomas e outros fatores podem levar a infertilidade na mulher.

Nos homens, de acordo com a médica, a varicocele, causas genéticas e a qualidade do sêmen alterada por alguns fatores, como a obesidade, podem causar infertilidade.

A médica explicou ainda que a idade avançada, principalmente para as mulheres, é um dos fatores que impactam na fertilidade. “A mulher pode priorizar a vida profissional, mas ela tem de ter o cuidado e a informação que deve congelar os óvulos antes [até os 35 anos], pois, hoje, nós temos a possibilidade de congelar os óvulos em um momento que a mulher tem um ótimo momento ovular”, esclareceu.

Assista a entrevista completa a partir dos 11 minutos do vídeo abaixo:

 

https://www.facebook.com/blogdovalente/videos/251561939717618



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia