SAJ: Dr. Cristovão comenta recomendação do Ministério da Saúde que mulheres adiem gravidez

Por causa dos riscos da Covid durante uma gestação, o Ministério da Saúde recomendou, na última sexta-feira (16), às brasileiras que, se possível, adiem a gravidez.

“Caso possível, postergar um pouco a gravidez para um melhor momento, em que você possa ter a sua gravidez de forma mais tranquila. A gente sabe que na época do zika, durante um, dois anos, você teve uma diminuição das gravidezes no Brasil e depois aumentou. É normal. É óbvio que a gente não pode falar isso para alguém que tem 42, 43 anos. Mas, para uma mulher jovem, que pode escolher um pouco ali o seu momento de gravidez, o mais indicado agora é você esperar um pouquinho até a situação ficar um pouco mais calma”, recomendou o secretário do Ministério da Saúde, Raphael Parente.

Em entrevista ao Programa Levante a Voz desta segunda-feira (19),  o ginecologista Dr. Cristóvão  Brito comentou sobre o assunto. “Nós vivemos um momento crítico, que chamamos de 2º onda de infecção por coronavírus […]Então a gravidez é um fator que aumenta bem o risco da paciente ter complicações. O Ministério faz um aconselhamento de que nesse momento as pacientes possam, talvez, adiar o plano de engravidar”, comentou.

Ele ainda disse que já existe uma portaria do Ministério da Saúde para que gestantes, principalmente que trabalham na área da saúde, possam ser vacinadas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia