Anvisa recebe 34 notificações de casos suspeitos da rara síndrome de Guillain-Barré pós-vacinação

OSÉ MARCOS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu 35 notificações de casos suspeitos da rara síndrome de Guillain-Barré (SGB) pós-vacinação contra a Covid-19. Até o momento, foram 27 notificações após a imunização com a vacina da AstraZeneca, além de quatro casos com a CoronaVac e três com a Janssen.

A síndrome de Guillain-Barré se trata de uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico danifica as células nervosas. Segundo a agência, os episódios são raros e já foram relacionados a outras vacinas, como a da influenza. Em comunicado emitido nesta quinta-feira, 29, a Anvisa informa que já solicitou às empresas responsáveis pelos três imunizantes a inclusão nas bulas sobre o possível risco de desenvolvimento da SGB.

“É importante destacar que a Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da vacinação com todas as vacinas contra Covid-19 aprovadas pela Agência, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios das vacinas superam os riscos”, afirma nota.

Quais são os sinais e sintomas da SGB?

O primeiro sinal para a maioria dos pacientes é uma sensação de dormência ou queimação nos membros inferiores, como pés e pernas. Em seguida, a sensação sobre para os membros superiores, como mãos e braços. Uma outra característica da doença é a presença de dor neuropática lombar ou nas pernas em 50% dos casos. Isso acontece pela lesão provocada no sistema nervosa. Fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço. Os sintomas incluem, ainda, visão dupla ou dificuldade em mover os olhos, dificuldade de engolir, falar ou mastigar. Problemas de coordenação e instabilidade, dificuldade em caminhar, sensações de formigamento nas mãos e pés, fraqueza nos membros, tórax ou rosto, além de problemas com o controle da bexiga e função intestinal, também são sinais de alerta.

O que devo fazer caso perceba alguns dos sintomas?

A recomendação da Anvisa é procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sinais e sintomas sugestivos de SGB. Profissionais de saúde e cidadãos ainda devem relatar o caso à agência. A notificação pode ser feita pelo e-SUS Notifica e pelo formulário web do VigiMed. É importante informar informações sobre a vacina suspeita de causar o efeito adverso, como fabricante e número de lote das doses. Apesar do aviso, a Anvisa reforça que a maioria das pessoasse recupera totalmente do distúrbio. O principal risco provocado pela síndrome é quando ocorre o acometimento dos músculos respiratórios. Nesse último caso, a doença pode levar à morte caso não sejam adotadas as medidas adequadas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia