Fiocruz inicia produção de vacina 100% nacional

Fundação espera entregar 20 milhões de doses ao Ministério da Saúde
Fiocruz inicia produção de vacina 100% nacional
Foto : Alex Pazuello/Secom

A produção da vacina 100% nacional contra a Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi iniciada nesta segunda-feira (10). Inicialmente, 20 milhões de doses do imunizante serão entregues ao Ministério da Saúde. A fábrica está preparada para produzir um milhão de doses por dia.

Na última sexta-feira (7), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval para o uso do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional na produção de vacinas produzidas pela fundação.

O processo de elaboração da vacina começa com o descongelamento da matéria-prima, que estava preservada à espera da aprovação. Esse procedimento demora três dias para ser concluído. A previsão é de que o processo todo, que vai desde a produção até o controle de qualidade, demore cerca de 20 dias. Ou seja, a finalização deve ocorrer ainda no mês de janeiro, de modo que as primeiras entregas sejam feitas entre os dias 1º e 4 de fevereiro.

A Fiocruz espera os resultados de experimentos científicos feitos no Reino Unido para saber se conseguirá usar a fórmula para vacinar crianças e adolescentes. Os cientistas também querem verificar se a vacina terá algum tipo de adaptação para imunizar a população contra a variante Ômicron do coronavírus.