Conselho de Saúde alerta para falta de dipirona em vários estados do país

Além do medicamento injetável usado para dor e febre, outros dois estariam em falta nos hospitais. Ministério da Saúde já havia sido avisado há um mês
Foto de Aristeu Chagas/Agecom.

Diversas cidades do Brasil estão com seus estoques de dipirona injetável em falta. A informação foi repassada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde Municipais (Conasems) em relatório enviado ao Ministério da Saúde. O medicamento em questão é um dos mais usados nas redes de saúde, indicado para o tratamento de dor e febre.

Além da dipirona injetável, também sofrem com o desabastecimento outros remédios como a ocitocina injetável (usada para prevenir o sangramento após o parto de mulheres) e a neostigmina (antimiastênico e estimulante muscular colinérgico).

No Rio de Janeiro, o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde alertou para a falta de remédios injetáveis e de soro fisiológico por meio de uma publicação no Instagram. “O drama do desabastecimento de medicamentos voltou a assombrar os gestores de saúde de todo o país”, afirmou a organização.

O Conasems também denunciou à pasta os preços abusivos praticados por alguns laboratórios, que se aproveitariam dos estoques em alta para inflacionar os medicamentos.
“O Conasems também manifesta preocupação com a constatação e publicação de descontinuidade de produção de um ou mais fabricantes, o que alerta para os impactos no acesso a estes medicamentos. Há relatos e registro do aumento dos preços praticados por “quem tem algum quantitativo para vendas”, diz o órgão, no comunicado.

Reajuste alto 

O problema da falta de medicamentos já havia sido comunicado pelo Conasems há um mês.

Em abril, os produtos farmacêuticos subiram 6,13%, segundo dados do IBGE.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que está se prontificando a solucionar a questão: “O Ministério da Saúde trabalha sem medir esforços, juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para verificar as causas e articular ações emergenciais para mitigar o desabastecimento dos medicamentos citados”.
As informações da CC Brasil e Estado de Minas.
Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia