Especialistas alertam sobre os perigos do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes

Você já parou para refletir sobre quanto tempo seu filho passa diante de telas como celulares, televisores e computadores? O uso de telas na infância é uma preocupação cada vez maior.

É inegável que os aparelhos eletrônicos fazem parte da nossa vida, uma realidade que não é vivenciada apenas por adolescentes, jovens e adultos.

Pelo contrário, as crianças, cada vez mais novas, estão adquirindo o hábito de dedicarem horas dos seus dias diante das telas, muitas vezes incentivadas pelos próprios pais. Além disso, a pandemia também contribuiu muito para tornar este processo mais evidente, uma vez que as crianças passaram a ter atividades ainda mais voltadas para o uso de telas, fosse pelas aulas online ou mesmo pela impossibilidade de sair para atividades ao ar livre.

Mas como evitar que o uso das telas se torne um excesso durante a infância?

Assim como nos adultos, nas crianças os vícios não surgem da noite para o dia. No caso do vício em telas, existem muitas formas para que ele se desenvolva.

Normalmente, as crianças começam a ter um contato inicial com os aparelhos eletrônicos e vão se tornando cada vez mais reféns deles — a prática de só conseguir fazer a criança chorar se entregar o celular para ela ou mesmo colocar a criança para assistir televisão enquanto realiza outras atividades.

Este incentivo acaba se tornando maior e a necessidade de utilizar as telas também cresce. Afinal, se nos adultos o vício em telas é uma realidade, quem dirá nas crianças. Gradualmente, a criança vai dedicando ainda mais tempo aos aparelhos eletrônicos, usando todo o tempo livre para elas. Infelizmente, os pais acabam tendo um papel decisivo para esta realidade, mesmo que não percebam.

Dessa forma, o vício em telas é uma consequência do ambiente social em que a criança vive e é causado pela busca da sensação de prazer a qual todos nós estamos sujeitos. Muito além disso, este vício é caracterizado como Transtorno de Dependência de Telas, definido pelo psicólogo norte-americano Aric Sigman e pode trazer sinais claros. Por mais que o uso de telas traga praticidade para o dia a dia dos pais e das crianças e sejam até mesmo uma atividade de lazer para elas, o uso em excesso pode ser prejudicial durante a infância.

A Organização Mundial da Saúde, por exemplo, recomenda que crianças até 2 anos de idade não tenham contato algum com as telas, nem mesmo televisões. Passando desta faixa etária, o uso desse aparelho pode ser liberado, mas sem ultrapassar o limite de 1 hora por dia. Só com 8 anos de idade as crianças devem ter contato com celulares.

Parece uma realidade muito difícil de ser colocada em prática, concorda? Mas ainda que seja um desafio, é necessário ser rigoroso neste aspecto. Isto porque o uso das telas podem trazer inúmeros malefícios para crianças, influenciando até mesmo na dificuldade de desenvolver habilidades de linguagem e sociais.

Entres os impactos que o uso excessivo de telas traz, podemos destacar:

  • Atrasos no desenvolvimento cerebral:  O uso em excesso de eletrônicos podem prejudicar drasticamente o desenvolvimento cerebral durante a infância, ocasionando diversas dificuldades. Tudo isso acontece porque a criança acaba consumindo muito conteúdo de forma passiva, sem ser levada a desenvolver brincadeiras ativamente — ou seja, sem que a criança tenha que pensar — o que dificulta o desenvolvimento cerebral e mental.
  • Problemas para dormir : Crianças que usam muito as telas também desenvolvem maior dificuldade para dormir. Isto acontece porque as luzes emitidas pelos aparelhos eletrônicos acabam estimulando os lados do cérebro que nos mantém acordados, fazendo com que não haja sono ou ele demore para vir.
  • Sedentarismo: O uso em excesso de telas faz com que as crianças se tornem sedentárias, uma vez que elas praticam cada vez menos brincadeiras que movimentem o corpo, como pular, correr, etc. Isto pode levar também a graves problemas de saúde, como a obesidade.

Quais são as principais dicas para diminuir ou findar o excesso de uso de telas na infância? Agora que você já sabe os riscos que o excesso de telas pode trazer durante a infância, chegou a hora de saber como diminuir ou mesmo acabar com o excesso do uso de telas durante a infância.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia