Conitec deve decidir em dezembro sobre incorporação da vacina contra a dengue no SUS

Ministério da Saúde espera concluir consulta pública em 10 dias para incorporar vacina da dengue ao SUS – Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

A Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) deve decidir até o final de dezembro sobre a incorporação da vacina contra a dengue ao SUS. O Ministério da Saúde abriu consulta pública sobre o tema nesta quinta-feira, 7.

A Conitec já recomendou a incorporação do imunizante inicialmente para localidades e públicos prioritários a serem definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Essa definição deve considerar regiões de maior incidência e faixas etárias de maior risco para agravamento da doença.

O preço por dose da vacina, de R$ 170, ainda é considerado alto pelo governo federal. A recomendação de incorporação feita pela comissão está condicionada a uma proposta de redução de preço pela fabricante.

A demanda para avaliação da tecnologia foi submetida pela empresa japonesa Takeda Pharma, fabricante da Qdenga. Nos dados avaliados pela comissão, foi verificada eficácia geral na redução da hospitalização em 84% dos casos de dengue.

A fabricante informou que poderá fornecer 8,5 milhões de doses no primeiro ano e um total acumulado de 50 milhões em 5 anos. Esse quantitativo impõe restrições no público a ser atendido.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia