Vacina contra dengue: Governo inicia distribuição para 521 municípios na próxima semana

Foto: reprodução

A campanha de vacinação contra a dengue para os 521 municípios brasileiros selecionados pelo governo federal inicia na próxima semana. A confirmação foi dada hoje pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, durante reunião tripartite na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas).

A pasta aguardava a tradução para o português da bula do imunizante Qdenga, exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao fabricante, o laboratório japonês Takeda. A questão foi solucionada com o envio do arquivo em formato digital na última quarta-feira (31), conforme comunicado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Priorização e Público-alvo:

Devido à quantidade limitada de doses disponibilizadas pelo laboratório, a vacinação focará em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior índice de hospitalizações por dengue, após os idosos. Pessoas com mais de 60 anos não são indicadas para a vacina devido à falta de estudos clínicos nesse grupo.

Previsão de Imunização e Enfrentamento à Dengue:

A expectativa do Ministério da Saúde é que as doses adquiridas imunizem cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024. A ministra Nísia Trindade salientou os 40 anos de enfrentamento às epidemias de dengue no país e a necessidade de união neste momento, especialmente diante do agravamento da doença pelas mudanças climáticas e altas temperaturas. “É o momento de estarmos juntos, o Brasil unido pela dengue”, declarou a ministra.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia