Ministério da Saúde presta apoio à Bahia no combate a dengue

Foto: reprodução

Equipe do Ministério da Saúde (MS) visita Feira de Santana e Vitória da Conquista para auxiliar no combate à Dengue. A ação é uma resposta ao pedido da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e visa fortalecer as ações de prevenção e controle da doença nos municípios, que estão entre os 272 em epidemia na Bahia.

As especialistas do MS visitaram as duas cidades nesta quarta-feira (20). O objetivo foi avaliar o cenário da Dengue e sugerir medidas para complementar o trabalho já realizado pelo Governo da Bahia e pelas equipes municipais.

“A experiência da equipe do MS é fundamental para aperfeiçoar a assistência à população e construir novos caminhos no combate à Dengue”, explica a superintendente de Proteção e Vigilância em Saúde, Rívia Barros. “Nosso foco é prevenir novos óbitos pela doença em nosso estado.”

Em Feira de Santana, a avaliação é que o trabalho do MS pode auxiliar o município a melhorar a resposta às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, Chikungunya e Zika. Equipes da Sesab detectaram uma subnotificação de casos e a necessidade de maior suporte da gestão municipal de saúde.

“A organização da rede de atenção básica é fundamental para conter a Dengue e evitar novos casos graves e óbitos”, destaca Morgana Caraciolo, epidemiologista da Coordenação Geral de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde.

O aumento da temperatura por conta das mudanças climáticas e o cenário pandêmico da covid-19 são fatores que contribuem para o aumento de casos de Dengue em todo o país.

As equipes do MS e da Sesab reconhecem a importância da participação da população no combate à doença. “É preciso que as pessoas se conscientizem sobre a Dengue, Chikungunya e Zika e combatam possíveis focos do mosquito dentro de suas residências”, afirma Rívia Barros. “A falta de cuidado cria um ambiente favorável às doenças.”

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia