Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Foto: Canva Fotos

O Brasil enfrenta um cenário preocupante com relação à dengue em 2024. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (10), o país já registra 3.062.181 casos prováveis da doença, um número quase duas vezes maior do que o total de 2023 (1,6 milhão).

Infelizmente, o número de mortes também acompanha a escalada da doença. 1.256 óbitos por dengue foram confirmados em todo o país, e outros 1.857 casos ainda estão em investigação.

O panorama varia de acordo com a região. Nove estados apresentam tendência de queda no número de casos: Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.

Outros 13 estados estão em estabilidade: Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Cinco estados ainda apresentam tendência de aumento nos casos: Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe.

O Ministério da Saúde alerta para a importância da prevenção à dengue. Eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, como água parada em pneus, vasos de plantas e calhas, é fundamental para evitar a proliferação do vetor da doença.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, a doença pode levar à hemorragia e morte.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia