“Estudos confirmam que maior índice está no intradomicílio”, alerta secretária de Vera Cruz sobre contaminação da dengue

Foto: reprodução

Engana-se quem pensa que terrenos baldios são os maiores criadouros de mosquitos da dengue. O maior índice de infestação de mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, está na verdade nas residências e no seu entorno.

Ao Blog do Valente, a secretária de Saúde de Vera Cruz, Michele Marques, ressaltou que a população se preocupa muito com terrenos baldios, mas é nas casas que estão os maiores focos.

“Já está comprovado pelo ministério é o maior índice de infestação está dentro das casas. que nos prova que é uma questão de hábito mesmo, de conscientização da população”, ressaltou.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, 75% dos focos estão dentro de casa, graças aos descuidos com as caixas d’água, descarte de lixo de forma irregular, pneus e potes de animais sem os devidos cuidados.

“Precisamos redobrar os cuidados com as nossas casas e nas áreas em volta delas. Cerca de 75% dos focos estão dentro de casa. Vamos tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, retirar água acumulada dos vasos e plantas”, disse.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia