A partir desta terça-feira (18) as agências bancárias do Brasil estão em greve. A notícia foi confirmada pelo senhor Jorge Conceição, Diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia em entrevista ao repórter Tino Alves, Rádio Andaiá FM. Segundo Jorge Conceição a pauta de reivindicação da categoria foi entregue, porém até o momento apenas quatro reuniões foram realizadas e sem êxito. ?Já havia sido deliberado que dia 17 propostas seriam apresentadas, mas não vimos avanço nenhum? disse o diretor. Reajuste salarial de 10,25% é a principal reivindicação da categoria. Jorge salientou que o que eles querem que seja incorporado ao piso salarial da categoria o piso do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), ou seja, de R$ 1.480,00 passaria para R$ 2.448,00. ?O que eles querem é reduzir o piso do bancário e essa situação fica complicada para a gente?, disse. Os banqueiros ainda não se posicionaram. Os adesivos já foram colocados nas agências informando aos clientes sobre o movimento grevista. Durante o período de greve, só estarão funcionando os caixas de autoatendimento das agências. ?Se a greve for até o dia 28 de setembro, início do pagamento dos aposentados e pensionistas, o atendimento será realizado, pois eles não têm culpa com o movimento?, concluiu Jorge Conceição.
Nossa opiniãoA greve dos bancários é uma greve que já era previsível, todo ano acontece. Quando a situação é previsível se alguém quisesse poderia evitar. Se os banqueiros quisessem poderiam evitar. Que traz transtornos à população, isso sabemos. Mas toda categoria precisa revindicar e essa greve acabou se tornando praxe.Os banqueiros não apresentaram contraproposta, não se manifestaram. Eles não estão se importando para os clientes. Não vemos interesse nessa classe patronal. O que parece é que eles possuem interesse na greve, até porque mesmo com a greve os bancos continuam lucrando.
Léo Valente





