Internações por acidentes na Bahia custaram mais de R$ 5 milhões

Os planos de fazer um concurso para a prefeitura de Jacobina, a 330 km de Salvador, ficaram no caminho. Era começo da manhã de um domingo de junho quando a enfermeira Jussara Maria do Nascimento, 26 anos, seguia de Cafarnaum, a 439 km da capital, na companhia de outros três colegas para fazer a prova, quando um acidente mudou o seu destino. ?O condutor do carro cochilou e houve um capotamento. De todos os ocupantes, eu que tive maior complicação. Tive fratura nas vértebras e estou sem o movimento das pernas?, disse a jovem, que está internada há três meses no Hospital Geral do Estado (HGE). O acidente no percurso da vida da enfermeira levou Jussara a integrar as estatísticas do Ministério da Saúde, no recorte sobre acidentes de transportes. De janeiro a julho deste ano, o Fundo Nacional de Saúde (FNS) já repassou R$ 5,6 milhões para o custeio de internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ? 16,7% a mais que no mesmo período do ano passado, quando foram repassados R$ 4,8 milhões para o mesmo procedimento. Os dados são do Observatório das Violências e Acidentes do Estado da Bahia. (Correio)