Uma ouvinte por telefone deixou no debate da rádio Andaiá uma pergunta que pode balizar a resposta sobre quais seriam as causas da vitória de Humberto Leite. Ela perguntou se a vitória poderia ser creditada a Humberto ou se o fator rejeição da administração Euvaldo ou à pessoa de Délcio Mascarenhas teria sido decisivo.Quanto a este último, sabe-se que a liderança que mais se expõe criticando o adversário costuma pagar o preço eleitoral por isso mas não acredito que seja fator decisivo. Houve ainda o fator Rogério Andrade, que reforçou com sua presença a candidatura de Humberto.Houve ainda a demora do prefeito em definir quem seria o seu candidato. Quanto a isso podemos dizer que certamente contribuiu decisivamente para o resultado final. O alcaide ficava dando esperança a pré candidatos como Joanito, Rogério e Leonel, para depois retirar o apoio, provocando dissabores na sua base.  Na imprensa e nos bastidores já se sabia que Dalva seria a candidata mas a estratégia do prefeito era a de alimentar a dúvida para colocar o nome da sua candidata em evidência. Aconteceu porém que, neste meio tempo, Rogério Andrade reuniu o empresariado para apoiar Humberto.Um outro fator foi que o povo mostrou descontentamento com o segundo mandato de Euvaldo, por não estar satisfeito com a quantidade de obras, muito embora reconheça que a cidade está organizada. O fato de não ter concluido obras importantes como a reforma da praça Padre Mateus pesa neste ponto. Finalmente lembrando sempre que o povo não costuma dar mais de duas oportunidades a um gestor, geralmente um prefeito chega ao segundo mandato mas difÃcilmente, com exceção dos mandatários “caciques', consegue eleger seu próprio sucessor.Sendo assim, é esta a mudança que o povo quis em Santo Antônio de Jesus, por vários fatores, como podemos concluir a partir deste comentário. Agora é esperar pra ver no que vai dar.Léo Valente





