A resposta do PT se aceita ou não o convite do prefeito Humberto Leite (PDT) para assumir a secretaria da Educação do município deverá ser dada nesta quarta-feira, 4. Se analisarmos a fala do vereador petista Uberdan Cardoso, acredita-se que o partido não vai aceitar o convite para comandar a pasta da Educação. Uma corrente do PT diz que o convite veio muito tarde. Outra já diz, como Zenilton Conceição, de que a decisão do PT de se afastar do governo sem ter uma conversa definitiva antes com o prefeito, foi precipitada. Essa situação pode ter impacto grande na eleição do PT. De um lado, Uberdan Cardoso não se sabe se será candidato, Clóvis Ezequiel também não. Ailton Santos está como assessor da secretaria da Câmara Municipal, um cargo político, de indicação. Foi uma ducha de água fria na expectativa dos membros do PT.
Enquanto Humberto Leite agiu devagar em substituir a secretária da Educação, ou criar a Secretaria da Juventude e convidar o PT para assumir, Euvaldo Rosa, Marcos Có e Délcio Mascarenhas foram rápidos. Nomearam logo Ailton Santos, que está com eles. O PT está mais cortejado do que nunca. Assim foi na eleição. Onde o partido ficar terá o peso dele. Se ficar na oposição tem um peso importante. Uberdan é um bom orador. Na hora de votar, de decidir isso pesa, claro que os números que decidem.
O prefeito Humberto Leite errou antes de assumir quando demorou para compor seu secretariado deixando o PT de fora. Chamando de última hora e prometendo uma secretaria que não foi criada. O PT resolveu romper. Agora o PT está dividido. Tive uma informação de quem está com chapa formada até o presente momento é Zenilton e Cristiano Sena. Tem gente que quer dar uma nova cara ao PT. Pedro Barroso Filho está nessa nova corrente, e na expectativa de que Uberdan assuma a secretaria deixando a suplência para ele. De fato é que o PT decide hoje.
E quem no início dizia que não voltaria para o governo nem que fosse convidado para outro setor, como a secretaria de Educação, passou a abrir mão desse discurso, de que não quer de jeito nenhum, para analisar, conversar e discutir. Agora parece que as discussões caminham para um ?não?, para que o pessoal não faça parte do governo Humberto Leite. Já que há uma articulação de Zenilton Conceição na votação do diretório. Há três situações. Ailton Santos já assumiu um cargo de confiança na oposição, Clóvis na administração municipal e as declarações de Uberdan, que já disse que ?não vai defender o indefensável?.
Léo Valente


