No dia do Meio Ambiente, promotor diz: "acho que estamos perdendo a guerra"

5 de junho é o dia Internacional do Meio Ambiente.  O promotor do Meio Ambiente em Santo Antônio de Jesus, Dr. Julimar  Barreto,  disse que a degradação do meio ambiente tem lhe preocupado muito, mesmo tendo ganhado algumas batalhas. ?Acho que estamos perdendo a guerra. São muitas agressões. Aqui em Santo Antônio de Jesus não tem mais o posto do Ibama, o INEMA também não tem a representação no município. Os órgãos são desestruturados , não tem nem estrutura física nem pessoal. Faltam veículos e equipamentos. Então, diante da impunidade  a degradação ambiental só tende a aumentar?, comentou.  Disse ainda receber denúncias, mas não pode agir por causa da falta de estrutura dos órgãos de fiscalização.

O promotor ainda disse que as leis brasileiras são até boas, com exceção  do Código Florestal que foi reformado  recentemente.  Segundo ele , com a reforma, as matas ciliares foram diminuídas . ?Sem a proteção ideal, o individuo vai perder a água  e o solo também, pois tem a erosão, que leva o solo e deposita-o nos rios e nascentes. Todo mundo saí perdendo?, garantiu.

Na opinião de Dr. Julimar, os políticos e a população são culpados da devastação do Meio Ambiente.  ?Os políticos são responsáveis por fazer a Lei. A população tem culpa, pois muitas vezes não denuncia  ou então é conivente. Por exemplo,  um individuo caçou é crime, mas  aquele que come a caça, o animal silvestre,  também está ajudando no cometimento da infração e faz com que o caçador cace mais?, explicou.  ?São um conjunto de fatores que passa pela educação e vai chegar a impunidade?, acrescentou.