A agência de empregos e negócios dos Estados Unidos, ManpowerGroup, realizou uma pesquisa sobre a expectativa de emprego no Brasil para os três primeiros meses de 2016, que apontou resultados nada animadores, principalmente para cinco áreas do mercado de trabalho brasileiro. O índice de contratação previsto para os primeiros três meses do próximo ano é de -13%. O que significa que o percentual de executivos de recursos humanos que pretendem contratar é menor do que o de líderes que pretendem demitir. No Brasil, 851 executivos de RH, participaram da pesquisa.Entre todos os países pesquisados, apenas Brasil, Finlândia e França aparecem com índice negativo, mostrando recuo, sendo o mercado daqui o mais pessimista. No entanto, se as contratações ainda serão pouco volumosas no Brasil, a pesquisa sinaliza um menor número de demissões para os próximos meses.
1. ConstruçãoA máxima ?o que está ruim sempre pode piorar? é válida para o setor de construção. Com a pior Expectativa Líquida de Emprego ( -32%), os empregadores já antecipam que, em relação ao volume de oportunidades profissionais, o primeiro trimestre de 2016 será o pior desde 2009, início da pesquisa. A queda acumulada ao longo dos anos da pesquisa é de 27 pontos percentuais.
2. Transportes e Serviços PúblicosEncontrar emprego na área de transportes e serviços públicos também será mais difícil desde o quarto trimestre de 2009, quando a pesquisa começou a ser feita. O índice de contratação – obtido por meio do percentual de gestores que preveem aumento de contratações subtraído pelo percentual daqueles que projetam demissões ? é de -16%. Ano a ano, a baixa acumulada é de 19 pontos percentuais, segundo os dados do ManpowerGroup.
3. IndústriaO pessimismo industrial segue no começo de 2016, com expectativa líquida de emprego de -14%. ?É o grande desafio e preocupa bastante porque é pela indústria que um país consegue gerar valor e alavancar a sua economia?, diz Márcia Almström, diretora de RH e marketing do ManpowerGroup.As perspectivas de contratações, no entanto, subiram, ainda que timidamente: 2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. De acordo com o ManpowerGroup a queda acumulada é de 9 pontos percentuais.
4. ServiçosMaior empregador de brasileiros, o setor de serviços, termômetro do mercado de trabalho no Brasil, também marca baixas temperaturas no que diz respeitos às novas contratações.A expectativa líquida de emprego de -11% é a mais fraca desde 2009 e a queda acumulada é de 27 pontos percentuais na comparação ano a ano.
5. Agricultura, pesca e mineraçãoQuem procura emprego nestas áreas também pode esperar meses difíceis. A indicação é que sejam os meses menos promissores desde 2009, quando a pesquisa começou a ser feita, já que a expectativa líquida de emprego para o período é de -10%. Redução de 4 pontos percentuais em relação à última pesquisa e de 17 pontos percentuais no acumulado ano a ano.
*iBahia


