Novidade tecnológica vai ajudar no combate à venda de celular roubado

Quem quiser bloquear um celular perdido ou roubado causa vai ter o trabalho facilitado.

Você seria capaz de dizer agora, de cabeça, o número do chassi do seu carro?

Ninguém precisa decorar o número do chassi. Em caso de roubo do veículo, é só informar a placa que a polícia se vira. Mas e se o objeto roubado for um celular?

Até hoje era bem complicado conseguir bloquear um aparelho roubado. A polícia e as operadoras sempre exigiram o número do IMEI do celular – o equivalente ao chassi de um carro. Já o número da linha, que corresponderia à placa do veículo, e que é bem mais fácil de decorar, esse não bastava.

Sem títuloAconteceu com a Greyce Kelly Santos. A administradora foi à delegacia, mas não tinha o IMEI na mão.

“Pelo que eu sei, o IMEI a gente só encontra na caixinha do celular e no próprio celular, colocando um código, mas o celular estava roubado e a caixinha estava em casa. Se não tivesse mais a caixa, ia ficar sem bloquear o aparelho”, conta Greyce Kelly Santos, administradora.

O código para descobrir o IMEI é *#06#. Basta teclar que o número aparece na tela. Mas isso não adianta nada se o aparelho estiver com o ladrão.

Só no Rio de Janeiro, em 2015, foram roubados em média 33 celulares por dia. E muita gente nem registra a ocorrência. Para tentar inibir o crime, a Anatel resolveu simplificar o procedimento.

“Com o número do telefone ele poderá tanto na operadora como nas delegacias fazer esse bloqueio”, declarou João Batista de Rezende, presidente da ANATEL.

Celulares com mais de um chip podem ter até três números de IMEI. Em caso de roubo, o mais seguro é cancelar todas as linhas.

O novo sistema já está em funcionamento nas operadoras em todo o Brasil e também nas delegacias de polícia da Bahia, Ceará e Espírito Santo. Segundo a Anatel, em breve também vai chegar a São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso.

À distância, a operadora manda um código de bloqueio direto para o celular roubado. Mesmo que o ladrão descubra a senha do dono e use outro chip, não conseguirá mais fazer nem receber chamadas. (Jorna Nacional)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia