Defesa Civil recomenda medidas emergenciais para controlar avanço do mar na Ilha de Itaparica

Foto: Arquivo pessoal

A Defesa Civil da Bahia recomendou, nesta quarta-feira (19), que a Prefeitura de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, tome medidas emergenciais para controlar o avanço do mar na praia de Cacha Pregos. A orientação visa também evitar acidentes nos escombros dos imóveis que foram destruídos pela água, nos últimos dois anos.

A informação foi divulgada pelo superintendente da Defesa Civil da Bahia, Paulo Luz. O órgão fez vistoria na região na manhã desta quarta. De acordo com Paulo, os escombros devem ser removidos do local o quanto antes.

“Nós orientamos o município de Vera Cruz para que tome medidas emergenciais aqui, tanto para retirar os escombros, como para isolar casas que, porventura, apresentam riscos de desabamento. Isso tem que ser feito de imediato. Orientei o município que faça isso amanhã. Já inicie amanhã, porque a gente presenciou, aqui, crianças, turistas, curiosos, circulando. E existem coqueiros, estruturas de caixa d’água, de telhado, de parede, de muros, que podem cair a qualquer momento e provocar, inclusive, vítimas fatais”, disse o superintendente.

A invasão do mar na região começou há cerca de 2 anos. Moradores da região denunciam que, neste período, o mar avançou cerca de 100 metros. Casas, pousadas e outros imóveis foram atingidos pela água.

Entre os prédios afetados pelo mar, estão o de dona Ângela Luthila. Apesar de ter o risco de desabamento descartado por engenheiros após análise, o imóvel, de dois pavimentos, fica parcialmente submerso quando a maré sobe.

“Aqui é uma sala, cozinha, banheiro e a varanda. O projeto era para hospedagem e nós teríamos outras casaS, que iríamos construir. Quando nós compramos, o terreno dava 117 metros e ele [o mar] foi subindo gradativamente. E quando nós ficamos com essa casa pronta nós só tínhamos 60 metros. E, em um ano, de agosto do ano passado para cá, a maré comeu todo o nosso terreno”, relatou Ângela.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia