Fim do sinal analógico pode deixar milhões de brasileiros sem TV

O fim da transmissão do sinal analógico pode deixar 15,1 milhões de domicílios em todo o Brasil sem acesso à programação de televisão. Problema que irá afetar, principalmente, residências que ainda não possuem antena parabólica, televisão por assinatura ou recepção do sinal da televisão digital aberta.

Segundo o ‘Estadão’, em todo o país, 65,1 milhões de domicílios particulares permanentes possuíam televisão em 2014, o equivalente a 97,1% dos 67 milhões de residências brasileiras. O total de casas com televisão representou um aumento de 2,9% em relação a 2013.

Entre as residências com televisão, 23,1% não tinham acesso à TV digital aberta, TV por assinatura nem antena parabólica. Ou seja, quase um quarto dos domicílios com televisão não teria mais acesso à programação caso fosse desligado o sinal analógico. Apesar do montante expressivo, a fatia que contava exclusivamente com TV analógica era 5,4 pontos porcentuais maior no ano anterior: 28,5% em 2013.

Até o desligamento do sinal, o governo fará campanhas para anunciar a alteração e também distribuirá gratuitamente conversores e demais equipamentos, necessários para a migração ao sinal digital, para beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único de Programas Sociais, reduzindo drasticamente o número total de lares que ficariam sem acesso à TV.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia