‘Troca de pele’ de propaganda da Dove levanta acusações de racismo

A marca Dove que pertence à empresa multinacional Unilever, publicou no sábado (7), no Facebook um vídeo publicitário em que uma mulher negra, ao tirar sua camisa, é trocada por uma mulher de pele branca, que também tira a camisa, transformando-se, por sua vez, em uma terceira mulher morena e cabelo preto.

O efeito visual criou a sensação em muitos internautas de que “a troca de pele” teria acontecido graças ao uso do sabonete líquido, o que gerou a aparição de numerosas críticas por racismo.

Mesmo com a exclusão imediata da publicação da Dove do Facebook, internautas conseguiram copiar e gravar as imagens mostradas no vídeo, sendo posteriormente divulgadas mais uma vez nas redes sociais.

No mesmo dia da publicação, Dove pediu desculpas. “A imagem que recentemente publicamos no Facebook não conseguiu representar as cores de pele das mulheres de forma respeitosa. Lamentamos profundamente as ofensas que podem ter sido causadas”, escreveu a companhia em sua conta oficial no Twitter.

An image we recently posted on Facebook missed the mark in representing women of color thoughtfully. We deeply regret the offense it caused.

Contudo, vários internautas acreditam que muitas pessoas se apressaram a tirar conclusões sem mesmo ter visto toda a propaganda, ou seja, sem ter visto a terceira “transformação”.

Não é a primeira vez que Dove é envolvida em polêmicas que envolvem acusações do racismo. Em 2015, a marca lançou um protetor solar que “pode ser usado tanto em pele normal como em pele escura”. A construção da frase do protetor solar foi discutida por muitos. Com informações do Sputnik Brasil.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia