Avalanche atinge esquiadores em estação na Suíça; há feridos

Uma avalanche deixou nesta terça-feira (19) “várias pessoas” soterradas em uma pista de esqui no sul da Suíça, informou a polícia do cantão de Valais.

Por volta das 15h (de Brasília), quatro pessoas foram encontradas feridas – uma delas em estado grave, enquanto os demais tiveram ferimentos superficiais. Os socorristas continuam no local em busca de mais sobreviventes. Ninguém foi encontrado morto.

As autoridades disseram que oito helicópteros e mais de 240 pessoas participam da operação de resgate.

O presidente da comuna de Crans-Montana, Nicolas Féraud, disse ao jornal local “Le Temps” que acredita que entre 10 e 12 pessoas foram atingidas. No entanto, ele ressaltou que o número é uma estimativa e não foi confirmado.

O acidente aconteceu na estação Crans-Montana, uma das diversas instalações de esqui na parte suíça dos Alpes. De acordo com o site de notícias Swiss Info, as vítimas da avalanche estavam a cerca de 2,5 mil metros de altitude.

Uma testemunha contou ao jornal “20Minutes” que a altura da neve ficou entre 1,5 e 4 metros – suficiente para soterrar uma pessoa.

O risco de avalanche, segundo boletim local, estava em 2, dentro de escala que vai até 5 – um risco relativamente baixo. Por isso, as autoridades suíças investigam o que pode ter causado o desastre.

*G1- Editado por Blog do Valente