PROGRAMA DO VALENTE: “Temos alunos atuando em escola de referência”, diz coordenadora do curso de Pedagogia da Facemp

No programa do Valente dessa quarta-feira (27), a Professora Rita de Cássia, coordenadora do curso de Pedagogia da Facemp falou sobre o curso e os desafios enfrentados pelos professores no Brasil.

A coordenadora informou que, apesar da desvalorização da profissão, o curso de Pedagogia ainda é muito procurado e que os profissionais que investem em sua formação fazendo especializações “encontra mercado de trabalho com tranquilidade, muda de nível e ganha melhor”.

De acordo com a coordenadora, 99,9% dos alunos do curso são mulheres e que o pedagogo está apto para atuar como professor das séries iniciais, como gestor escolar e de espaços não formais de educação. Caso esse profissional deseje trabalhar com uma disciplina específica nas séries finais, deve fazer a licenciatura.

Sobre o desafio de ser professor no dias de hoje, a coordenadora informou que o Brasil está entre os 10 países com menor índice no ranque do PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Segundo, a professora em países como Singapura, Japão e China, que são os primeiros colocados no ranque do PISA, há grande investimento em educação e valorização do profissional. “Nesses lugares, os professores têm muito prestígio. Precisamos resgatar isso aqui no país. Precisamos valorizar a educação e a formação do professor”, salientou.

Segundo a professora, Pedagogia é um dos cursos mais procurados no Ensino Superior, mas é preciso valorizar a profissão para estimular novos alunos a fazerem o curso. “É clichê dizer que sem o professor não há formação de outros profissionais, mas a gente precisa dessa valorização e de investimento na formação e valorização do professor no país”, assinalou.

Outro desafio que o professor enfrenta é com relação ao uso de tecnologia digitais em sala de aula. Nesse sentido, a coordenadora diz que “isso tem que ser visto com muito cuidado porque não adianta proibir o uso da tecnologia. Ela tem que ser usada a favor do processo de aprendizagem.” Para isso, a professora orienta que é possível um uso benéfico de tais tecnologia, desde que atenda a um a proposta pedagógica da escola e que os professores estejam aptos para empregá-las no processo de aprendizagem. “Pode ser um grande aliado como pode ser também um grande vilão”, alerta.

A coordenadora sinalizou que o trabalho desenvolvido no curso da Facemp tem apontado resultados satisfatórios. “Temos constatado que o mercado de Santo Antônio tem absorvido nosso alunos. Temos alunos atuando em escola de referência como coordenador, professor e até empreendedora. Temos uma aluno que abriu uma escola e está empregando os colegas”, informou.

A Facemp tem a modalidade de vestibular agendado, então, quem tiver interesse no curso pode ligar para o número (75) 3162-7600 para agendar seu vestibular, conhecer os cursos e saber mais informações.

Maíra/Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia