Refinaria gerará emprego e renda, afirma Dilma Rousseff

A ministra Dilma Rousseff defendeu? o investimento anunciado de R$ 40 bilh?es na constru??o da refinaria da Petrobras no munic?pio de Bacabeira, a 60 quil?metros de S?o Lu?s, no Maranh?o.??

Dilma?afirmou que a obra vai se transformar em um fator de?desenvolvimento para?a regi?o e pode?abrir um ‘novo cap?tulo’ no desenvolvimento do Nordeste.?

Segundo?ela, a nova refinaria, quando estiver operacional em 2015, poder? contribuir na exporta??o de petr?leo refinado.? Com o beneficiamento do produto, ela acredita que o pa?s possa se livrar da “tal maldi??o do petr?leo”, que afeta pa?ses que apenas exportam o ?leo bruto e dele?retiram pouco retorno. A ministra?avalia que a refinaria possibilitar? ao pa?s disputar o mercado de combust?veis na Europa, Estados Unidos e tamb?m no Jap?o.?

Sem citar n?meros, a ministra afirmou que toda refinaria gera uma “quantidade imensa”?de empregos e ainda demanda?equipamentos e servi?os. “N?o ? aqui que est?o os principais recursos de petr?leo, mas o refino pode muito bem ser aqui”, disse, defendendo a medida como uma forma de diversificar os estados beneficiados pela explora??o do pr?-sal.

A localiza??o da refinaria, batizada de Premium 1, foi apontada tamb?m como estrat?gica. Um dos motivos ? a boa condi??o do porto local, cuja mar? tem eleva??o de sete metros e diminui os custos com dragagem.

G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia