Técnicos do Suriname recebem treinamento sobre mandioca no Recôncavo

Seis t?cnicos do Centro de Pesquisa em Agricultura do Suriname (Celos) chegam esta segunda-feira (3) a Cruz das Almas (a 133 km de Salvador), no Rec?ncavo baiano, onde v?o aprender sobre a produ??o e o processamento da mandioca at? o dia 14 de maio, na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. No pr?ximo dia 10, o grupo visita comunidades rurais em Santo Ant?nio de Jesus e S?o Miguel das Matas para conhecer os usos m?ltiplos da f?cula da mandioca. O curso tem tr?s assuntos principais, como Recursos gen?ticos e melhoramento, Pr?ticas de cultivo de mandioca e Processamento, que v?o ser abordados por pesquisadores e analistas da Embrapa. Com uma popula??o de cerca de 445 mil habitantes, o Suriname localiza-se no nordeste da Am?rica do Sul, limitando-se ao com o Brasil. Na agricultura, destaca-se pela produ??o de arroz, banana e banana-da-terra.

Uma extensa parte pr?tica est? prevista, com excurs?es t?cnicas a ?reas de produtores da Bahia e Sergipe. Na zona rural de Cruz das Almas, Santo Ant?nio de Jesus, S?o Miguel das Matas e Vit?ria da Conquista, os t?cnicos veem de perto o processamento da farinha e derivados de mandioca. Em Presidente Tancredo Neves, os visitantes conhecem o Campo Demonstrativo de Tecnologias para o Cultivo da Mandioca, o maior espa?o com tecnologias geradas para mandioca em todo o Brasil, onde o agricultor tem acesso ?s t?cnicas criadas pela Embrapa. Em Sergipe, o grupo visita uma propriedade que utiliza a manipueira na alimenta??o de animais em S?o Domingos, uma cooperativa de produtores de empacotamento de farinha, em Campo do Brito, e uma f?brica de equipamentos para casa de farinha em Lagarto.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical ? respons?vel por dois projetos de agricultura do Acordo B?sico de Coopera??o Cient?fica e T?cnica, firmado entre Brasil e Suriname e viabilizado pela Ag?ncia Brasileira de Coopera??o (ABC), do Minist?rio das Rela??es Exteriores. ?A primeira fase da parceria aconteceu em novembro do ano passado, quando os pesquisadores Joselito da Silva Motta e Antonio Souza do Nascimento estiveram em miss?o t?cnica ao Pa?s?, explica Alberto Vilarinhos, chefe adjunto de comunica??o e neg?cios.

O projeto ?Apoio ao desenvolvimento do cultivo e produ??o da mandioca no Suriname? tem como objetivos o aprimoramento e a diversifica??o da cadeia produtiva por meio de suporte t?cnico ? caracteriza??o, avalia??o e multiplica??o de material gen?tico, bem como a qualifica??o de recursos humanos. O projeto ?Manejo integrado da mosca-da-fruta no Suriname? deve focar as ?reas de produ??o comercial de frutas, incluindo as duas ou tr?s esp?cies de moscas-das-frutas de import?ncia econ?mica existentes no Pa?s, al?m da mosca da carambola. (Com informa??es da Ascom Embrapa/CNPMF)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia