Vídeo: Mãe denuncia técnico de enfermagem por negar atendimento à filha na UPA de San Martin

Lindiane de oliveira, mãe de uma garota de 3 anos, que foi diagnosticada com pneumonia, procurou o BNews para denunciar o mau atendimento que teria recebido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de San Martin na noite de sexta-feira (20). Segundo Lindiane, o técnico de enfermagem da unidade se recusou a prestar atendimento imediato a sua filha que tinha sofrido um acidente e estava com uma das mãos sangrando.

A garota deu entrada na unidade de saúde na segunda-feira (16) com dificuldade respiratória e foi liberada horas depois, mas passou mal novamente e teve que voltar na terça (17), pela manhã. No dia do ocorrido, ela estava usando cateter e precisava de uma aparadeira para ir ao banheiro. Conforme o relato da mãe da criança, desta vez, a sonda soltou da mão da menina e o local começou a sangrar.

Lindiane contou à reportagem que, neste momento, pediu ajuda ao técnico de enfermagem identificado por ela como prenome Cleber. “Ele pegou um bolo de algodão e falou: bote aí em cima. Eu pedia ajuda a ele e disse que não sabia o que fazer, mas não adiantou nada”, relatou.

“Ele deu as costas, foi olhar outros pacientes e depois se dirigiu à frente da televisão para escolher um canal para assistir. Porque ele queria assistir à Globo e os pacientes queriam assistir Record. Só tinha ele de enfermeiro. Foi aí que comecei a filmar”, narrou a mãe.

Durante a conversa com a reportagem do BNews, a mãe da paciente disse que o enfermeiro pediu para que ela apagasse o vídeo, mas ela negou. Após isso, o rapaz saiu da sala, retornou com alguns instrumentos para curativo, conseguiu estancar o sangue da mão da garota e, logo em seguida, dois policiais entraram.

Houve uma conversa na qual Lindiane relatou que os policiais também pediram para ela deletar o vídeo, porém ela continuou relutante e disse que “era a única prova que tinha. “Ia ser a minha palavra contra a dele”.

“Eu falei ao policial que por mais que isso tenha sido uma besteira, eu sou leiga aqui e não entendo. Então tá errado ele fazer isso. Minha filha está aqui sob os cuidados dele e eu sei que ela não é a única que precisa disso. Outras crianças também. E eu vou adiante”, explicou.

Em seguida, Lindiane contou que chamou a ex-cunhada e o pai da garota porque “se tivesse que ir à delegacia, pelo menos ia ter alguém para ficar com a menina”. Sua ex-cunhada chegou a conversar com o enfermeiro e chamou a assistente social. O curativo foi finalizado e a garota recebeu alta na manhã deste sábado (21).

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal da Saúde informou ser totalmente reprovável a atitude negligente do técnico de enfermagem denunciado e cobrou providências do IBDAH, empresa responsável pela administração da UPA San Martin, para que adote medidas necessárias que venham a banir comportamentos como este.

O IBDAH por sua vez, já manifestou repúdio ao ato, afirmando que desaprova a ação isolada do colaborador e que já acionou os recursos humanos e jurídico da instituição para punir exemplarmente o profissional.

Assista:

https://youtu.be/r5P89QcXmvs



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia